Um dos marcos do primeiro ano de vida de uma criança é o nascimento do primeiro dente, embora a dentição do bebê possa ser um período assustador para os pais. Muitas vezes, ele pode ficar mal-humorado ou irritado durante a erupção dentária. Acalmá-lo nessa fase pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível.
Quando começa a dentição?
O primeiro dente costuma surgir por volta dos 6 meses de idade, embora a faixa etária comum para a erupção do primeiro dente seja dos 3 aos 14 meses de idade. Em algumas crianças, os dentes nascem um de cada vez, enquanto em outras, costumam nascer em pares ou grupos. A Associação Americana de Odontologia disponibiliza um excelente quadro cronológico da erupção dentária, mas nem todas as crianças se enquadram nesse padrão de desenvolvimento dentário. A Academia Americana de Pediatria, a Associação Americana de Odontologia e a Associação Americana de Higienistas Dentais concordam que uma criança deve visitar o dentista em até 6 meses após a erupção do primeiro dente, ou quando completar 1 ano de idade. Dito isso, caso o primeiro dente do bebê não tenha nascido até 1 ano de idade, seus pais podem discutir o desenvolvimento dentário mais detalhadamente com o odontopediatra ou o dentista generalista.
Sinais de que o primeiro dente do bebê pode estar nascendo
Ao contrário da crença popular ou do que dizem nossas avós, não existem sinais universais de dentição. Alguns pais acreditam erroneamente que os sintomas de febre, nariz escorrendo e diarreia estão relacionados à dentição. Entretanto, não há evidências científicas que comprovem essa relação. Os sintomas da dentição variam de criança para criança. Alguns bebês podem não sentir dor, enquanto outros sentem dor e sensibilidade que perduram por várias semanas, dependendo do tempo que o dente leva para emergir.
Os bebês podem apresentar um ou mais dos seguintes sinais indicativos da dentição:
- Babar excessivamente
- Inchaço do tecido gengival com ou sem um "caroço" visível
- Esfregar os olhos, bochechas ou orelhas repetidamente
- Recusar a comida ou mamadeira quando são oferecidas
- Irritabilidade
- Dificuldade para dormir/inquietação durante o cochilo habitual
- Vontade constante de morder itens sólidos
Ao ler essa lista, os pais podem observar que esses sinais podem significar outras coisas, mas é mais do que provável que a combinação de dois ou mais desses sintomas é indicativa da dentição do bebê.
Como tratar a dor causada pela dentição
Felizmente, existem muitos métodos para o tratamento dos sintomas da dentição.
Os métodos para amenizar os sintomas da dentição incluem usar um mordedor gelado ou aplicar pressão na gengiva com um dedo limpo para transmitir uma sensação de alívio para o bebê. Evite dar alimentos duros para ele para mastigar, pois oferecem risco de asfixia. Dar banho um banho morno no bebê e embalá-lo suavemente também pode ajudá-lo a se acalmar e relaxar.
Como cuidar do novo dente
Usar um pano limpo para limpar suavemente a boca do bebê é um bom hábito a ser criado, mesmo antes da chegada do primeiro dente. O creme dental não é tão importante nessa fase inicial quanto a remoção mecânica de bactérias. Na primeira visita do bebê ao dentista, os profissionais de odontologia vão orientar os pais sobre as etapas de cuidados com os dentes e a gengiva do bebê. Perguntas são sempre bem-vindas nessa consulta, porque cuidar dos dentes de uma criança é um esforço compartilhado entre os pais e o consultório dentário.