Badge field

DST na boca: 5 sinais de alerta e como prevenir

Published date field

 

As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) são contraídas de diversas formas e a DST na boca pode ser mais comum do que você pensa — nem sempre sendo transmitidas apenas através de relações sexuais.

É importante se proteger. Por isso, veja cinco sinais de alerta para esse problema, além de algumas dicas de como prevenir no seu dia a dia.

Boa leitura!

 

5 sinais de DST na boca para ficar atento

Entre os tipos de DSTs na boca  os mais comuns são o herpes, clamídia, gonorreia e sífilis. Tenha em mente que também é possível contrair doenças como a Hepatite A, B e C, assim como outras infecções gastrointestinais.

Para ajudar você a identificar algumas IST’s, separamos seus cinco principais sinais para você ficar atento. Vamos lá? 

Aftas na boca

Com relação à DST na boca, os sintomas são variados e um dos principais é a presença de aftas na região bucal. 

As aftas na boca não necessariamente doem, mas podem indicar alguma infecção sexualmente transmissível. 

Lesões e feridas

Algumas lesões na boca também podem ser um sinal de doença sexualmente transmissível.. 

As lesões que indicam alguma DST são similares ao herpes e feridas, que surgem ao redor da boca na parte interna e externa. 

Amigdalite

A amigdalite é uma inflamação nas amígdalas, que se localizam na parte posterior da garganta. Sua causa está relacionada com um processo de inflamação por conta de um vírus ou bactéria na região. 

Com relação à DST na garganta, sintomas podem indicar esse problema. Isso ocorre quando o agente infeccioso entra em contato com essa região. 

Vermelhidão com manchas brancas

Outro sintoma da DST na boca é a vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta. 

Como um dos sintomas da DST, a garganta inflamada pode ser notada com uma forte vermelhidão na sua parte interna. Ao notar o sintoma, não deixe de procurar um médico.  

Corrimento esbranquiçado ou amarelo

Normalmente, uma DST oral não manifesta nenhum sintoma perceptível. Mas, quando a boca apresenta corrimento esbranquiçado ou amarelo, pode ser um sinal de atenção.

As DST’s na boca são mais suscetíveis a apresentar um certo grau de corrimento que vem das feridas que estão na região bucal, além de uma salivação que pode apresentar excessiva decorrente deste tipo de problema. 

 

Quais os meios de transmissão de IST na boca e como é feito o tratamento?

O principal meio de transmissão de DST’s na boca se dá na troca de fluidos corporais. 

Na maioria dos casos, a presença de úlceras orais faz com que os fluidos da genitália de um parceiro infectado entrem no organismo, causando uma infecção localizada, que pode se desenvolver em uma IST na boca. 

Doenças podem também ser transmitidas da boca de uma pessoa infectada à genitália do seu/sua parceiro(a). É importante ter atenção ao ter relações sexuais e notar feridas na boca.

A forma de tratamento será diferente, pois depende de qual tipo de DST’s na boca você possui e sua gravidade.  

Por exemplo, o herpes oral mediana pode ser tratada por meio da prescrição de um anestésico tópico para reduzir as dores das feridas e lesões orais, ao mesmo tempo, em que o sistema imunológico trabalha para restaurar sua saúde bucal. 

No entanto, casos mais graves de IST’s exigem medicamentos antivirais que podem auxiliar a acelerar o processo.

A gonorreia oral é normalmente tratada com uma variedade de antibióticos chamados cefalosporinas; no entanto, o surgimento de cepas resistentes a medicamentos está gerando preocupações entre médicos. 

É importante que os pacientes sigam as instruções de tratamento da IST na boca com atenção. A sífilis é mais comumente tratada com penicilina ou com uma alternativa sintética como a tetraciclina. 

 

Como fazer a prevenção das DST’s na boca?

A prevenção da DST na boca está principalmente relacionada com a proteção durante o sexo, incluindo no sexo oral. 

Outra coisa que ajuda na prevenção à DST na boca, é manter um alto padrão de higiene bucal. Isso reduz seu risco de desenvolver qualquer tipo de ferida ou infecção na boca.

Para isso, é importante escovar os dentes três vezes ao dia. Dando prioridade para momentos após qualquer refeição. 

Além disso, não esqueça de passar o fio dental diariamente para retirar restos de alimentos entre os dentes. 

A sua higiene bucal fica ainda mais forte com produtos que auxiliam na proteção para sua boca. Por isso, é importante contar com uma escova dental Colgate para deixar seus dentes sempre limpos e protegidos. 

Com a escova dental Colgate Tripla Ação, a sua limpeza fica ainda mais garantida. 

Suas cerdas com pontas poderosas e anguladas vão garantir uma limpeza completa da boca, alcançado o fundo e os dentes posteriores. Ela remove bactérias e deixa seus dentes limpos por mais tempo. 

 

Dúvidas frequentes sobre DST na boca

Como é feito o prognóstico de DST na boca?

É possível contrair a mesma IST na boca ou uma diferente novamente caso tenha contato sexual com um parceiro infectado. A herpes oral pode permanecer adormecida por algum tempo e então tornar-se ativa mais uma vez. 

Por que é bom evitar escovar os dentes antes da relação sexual?

Escovar os dentes antes da relação pode ser prejudicial para a saúde da boca. Caso for uma escovação agressiva, ela pode ocasionar cortes na mucosa bucal. Isso deixa a região propensa a ser infectada com alguma DST. 

Quais exames para DST’s mais comuns?

Os exames mais comuns para detectar DST’s na boca são os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A leitura e interpretação do resultado podem ser gerados em menos de 30 minutos.

 

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.