Como usar a cera para aparelho

criança com aparelhos ortodônticos sorrindo

A cera ortodôntica é um protetor de gengiva macio e inofensivo para crianças e adultos que usam aparelho, que pode ser usada em uma emergência para cobrir os bráquetes e fios protuberantes com uma superfície lisa. Quando a sensação áspera e desconfortável do novo aparelho se torna excessiva, a cera ortodôntica serve como socorro. Quando um bráquete ou fio metálico se quebra ou sai do lugar, a aplicação de um pedaço de cera pode impedir a perfuração dolorosa da gengiva pelo fio até a próxima consulta com o ortodontista. Ela está lá para ajudá-lo nos momentos de sufoco!

De que é feita a cera ortodôntica?

A cera ortodôntica contém alguns modificadores de sabor e textura, mas é feita principalmente de ceras naturais. De acordo com a Carmel Industries, algumas ceras ortodônticas são feitas de cera de abelha ou de carnaúba, enquanto outras são feitas de parafina. Na verdade, de acordo com a Associação Canadense de Ortodontistas, é perfeitamente normal que os pacientes comam acidentalmente um pouco de cera se ela cair ao falar ou mastigar. A cera ortodôntica é transparente e muitas vezes sem sabor, embora algumas variedades tenham sabor de menta ou outros ingredientes.

 

Como funciona a cera ortodôntica?

As propriedades especiais da cera ortodôntica a tornam perfeita para proteger a gengiva das extremidades metálicas do aparelho. A cera é sólida à temperatura ambiente, mas pode ser amassada e modelada pelo calor das mãos. Ao ser pressionada ao aparelho, ela se adere a ele e cria uma proteção entre os bráquetes e a gengiva. A cera ortodôntica permanece macia enquanto está na boca e vai se despedaçando à medida que o tempo passa.

 

Como aplicar a cera ortodôntica?

Seja para proteger a gengiva de um novo aparelho ou cobrir uma ponta de fio saliente, o procedimento para aplicar a cera ortodôntica é o mesmo, como explica a Associação Canadense de Ortodontistas:

 

  • Lave as mãos
  • Escove os dentes onde deseja aplicar a cera
  • Retire um pedaço de cera do tamanho de uma ervilha pequena
  • Aperte até amolecer e enrole formando uma bolinha; depois, achate-a levemente
  • Pressione suavemente a cera na área problemática do aparelho

Se a cera ortodôntica acabar, você pode comprar mais em uma farmácia. Para remover a cera, você pode usar uma escova interdental ou fio dental, mas tenha cuidado para não danificar o aparelho ou machucar a gengiva.

 

Cuidados com o aparelho e a cera ortodôntica

Você pode escovar os dentes normalmente enquanto a cera ortodôntica estiver no aparelho, mas use uma escova dental que limpe as áreas de difícil acesso da boca. Escove duas vezes por dia, tomando cuidado para não remover a cera, e use uma escova interdental para limpar entre os dentes. Fazer bochechos com um enxaguante bucal uma vez por dia também ajuda a prevenir a cárie enquanto usa aparelho.

O aparelho ortodôntico é um fato na vida da maioria das pessoas que querem dentes alinhados e uniformes. É um alívio saber da existência da cera ortodôntica para ajudar na transição da fase temporária de desconforto que alguns pacientes vivenciam ao se adaptar ao novo aparelho. Se você não sabe ao certo como aplicar a cera ortodôntica, peça ao ortodontista para ensiná-lo.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas para a ORTODONTIA PRECOCE

  • Faça bochecho com água antes de escovar – Instrua seu filho a lavar com água após se alimentar. Isso soltará os alimentos que possam ter ficado no aparelho e, em seguida, escove minuciosamente.

  • Utilize o fio dental uma vez por dia – Todas as noites, auxilie seu filho a utilizar o fio dental. A utilização do fio dental ajuda a soltar restos de comida e placa na margem gengival e abaixo dela, que podem endurecer e formar tártaro. Isso também pode ajudar a alcançar os cantos e recantos do dente de difícil acesso com a escova de dentes.

  • Utilize um enxaguante om flúor – Após escovar os dentes e antes de dormir, faça com que seu filho enxague a boca com um enxaguante com flúor para manter os dentes fortes e saudáveis.

  • Consultas ao dentista a cada seis meses – Leve seu filho ao dentista para um exame geral e limpeza a cada seis meses. O dentista pode apontar áreas que precisam de mais atenção e ajudar a manter os dentes de seu filho saudáveis e limpos.

     

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Experimente um de nossos produtos para tornar este processo mais fácil.