O que são próteses dentárias flexíveis?

casais de idosos passeando ao ar livre

Perder os dentes devido a doenças ou traumas não significa que você tenha que dizer adeus a um belo sorriso. Próteses e implantes dentários são duas opções para substituir os dentes perdidos, e o seu dentista também pode recomendar dentaduras flexíveis. Feitas de um material mais macio do que as regulares, essas próteses especializadas podem ser a melhor opção para você.

 

De que são feitas as próteses dentárias?

Combinações de porcelana, resina acrílica, nylon e metal cromo-cobalto são usadas para confeccionar as próteses dentárias. A porcelana costumava ser o material preferido para confeccionar os dentes da dentadura, mas a resina ganhou popularidade por ser mais leve e mais barata, e também pelo material aderir melhor à base da prótese.

A maioria das bases das próteses dentárias é feita de resina acrílica ou metal cromo-cobalto. Uma das vantagens em usar resina acrílica é que ela pode ser tingida para combinar com as gengivas do paciente, mas o metal tem menor probabilidade de quebrar se a dentadura cair. Uma terceira opção é uma base de dentadura flexível feita de nylon.

Problemas com as próteses dentárias tradicionais

As próteses dentárias flexíveis ajudam a prevenir muitos dos problemas que as próteses dentárias comuns causam. Dentaduras que usam uma resina rígida ou base de metal podem exigir mais tempo de adaptação ao usá-las. Além de se acostumar com a sensação das próteses, o paciente tem que aprender a mantê-las no lugar com as bochechas e a língua. Novas próteses dentárias costumam causar dor e irritação nos primeiros dias, e os pacientes devem aprender a limpá-las cuidadosamente para evitar quebras.

Benefícios das próteses dentárias flexíveis

As próteses dentárias flexíveis fornecem uma solução para pacientes que não podem ou não querem usar dentaduras tradicionais. A vantagem mais clara é que elas não são frágeis, então têm menos probabilidade de quebrar caso caiam. A British Association of Clinical Dental Technology lista mais alguns benefícios:

  • Elas se prendem às gengivas e não requerem adesivo para dentaduras ou grampos de metal para permanecer no lugar.
  • O material é transparente e permite que a cor natural da gengiva apareça.
  • Elas não demoram tanto para serem fabricadas quanto as dentaduras tradicionais.

Uma artigo publicado no IOSR Journal of Dental and Medical Sciences menciona mais vantagens dessas dentaduras especializadas. O conforto é um grande benefício, e os pacientes costumam achar mais fácil mastigar do que quando usam próteses dentárias tradicionais. Alguns pacientes são alérgicos a resina acrílica, níquel ou outros materiais em dentaduras tradicionais e alguns têm dificuldade em abrir a boca. Para esses pacientes, a opção flexível pode ser o único tipo que eles consigam usar. Os dentistas também podem recomendá-las a pacientes que perderam os dentes há muito tempo.

Desvantagens da prótese dentária flexível

Embora as dentaduras com bases macias não sejam susceptíveis à quebra quando caem, os pacientes devem limpá-las com cuidado. A base flexível é mais propensa ao acúmulo de bactérias do que uma base rígida. Remova as próteses todos os dias e escove-as com uma escova de dentes e água morna para mantê-las frescas e enxágue a boca com um enxaguante bucal para ajudar a prevenir a gengivite. Escove os dentes naturais restantes duas vezes por dia e use fio dental entre eles uma vez por dia.

Próteses dentárias flexíveis são uma das muitas opções disponíveis para substituir os dentes naturais de maneira eficaz. Se você acredita que elas podem ser a escolha certa para você, converse com o seu dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Principais dicas de cuidado bucal para DENTADURAS

    É importante cuidar das dentaduras, para que estas durem. Veja algumas dias a seguir:

  • Não deixe que as dentaduras sequem – Coloque-as em uma solução de imersão de limpeza de dentaduras. Nunca utilize água quente, o que pode fazer com a dentadura fique deformada.

  • Escove as dentaduras – Escovar as dentaduras diariamente removerá os alimentos e a placa dental, ajudando a prevenir manchas.

  • Cuide da sua boca – Escove a gengiva, a língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas macias antes de inserir a dentadura. Isso estimula a circulação nos tecidos e ajuda na remoção de placa.

  • Consulte o dentista – Consulte seu dentista em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura. Não tente ajustá-la por conta própria – isso pode danificá-la de forma irreparável.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.