Qual é o tempo de recuperação após a extração de siso?

Mulher feliz na neve

A dor, o inchaço e o desconforto que seguem a extração do siso fazem parte do processo normal de cicatrização. Qual é o tempo de recuperação dos dentes do siso? Quando você voltará a mastigar cenouras e maçãs crocantes com facilidade?

 

A extração dos dentes

Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, são o último conjunto de molares a nascer. Nem todo mundo mantém esses dentes; a propósito, eles nem são necessários para se ter um sorriso bonito e saudável. Na verdade, eles podem até causar danos se não irromperem de forma adequada. Quando esses molares surgem, em geral entre 16 e 20 anos de idade, pode não haver espaço suficiente para que eles erupcionem. Consequentemente, eles podem irromper em um ângulo inadequado, ficar apinhados e, às vezes, não irromper completamente. Essas situações podem levar a futuros problemas de saúde bucal, como infecções e dor.

A Associação Americana de Odontologia recomenda que as pessoas sejam submetidas a uma avaliação da boca antes dos 20 anos para ver como os dentes do siso estão nascendo e para verificar se há impacção dos dentes do siso enquanto as raízes ainda estão se desenvolvendo. Se necessário, um cirurgião-dentista pode extrair os últimos molares em um único procedimento ambulatorial. Embora algumas opções sejam usadas na anestesia geral ou local para tornar a extração de siso um procedimento mais confortável, a dor e o desconforto fazem parte do processo, especialmente quando termina o efeito da anestesia. Depois que os dentes do siso são extraídos, começa o período de recuperação.


Cuidando-se após a cirurgia

Depois de ter seus dentes do siso extraídos, você provavelmente apresentará dor e inchaço. Pode ocorrer um pouco de sangramento. Enquanto a boca estiver se recuperando, você deve tomar cuidado para não deslocar o coágulo sanguíneo ou lesionar a gengiva em cicatrização. Você não deve ingerir alimentos sólidos, álcool, café, refrigerantes ou bebidas quentes nos primeiros dias após o procedimento. Não deve nem mesmo escovar os dentes durante o primeiro dia de recuperação. De acordo com o consultório do cirurgião-dentista Dr. Joseph Arzadon, da Virgínia, nos Estados Unidos, o tempo típico de recuperação dos dentes do siso é de três a quatro dias, embora possa durar até uma semana. A duração do período de recuperação depende muito de quanto os dentes estavam impactados e de como ocorria sua erupção.

Há várias coisas que você pode fazer para tornar o período de recuperação mais tranquilo. Planeje ficar mais tranquilo por alguns dias. Você pode retomar suas atividades normais após o primeiro dia na maioria dos casos, mas por cerca de uma semana, não queira fazer nada que possa deslocar o coágulo sanguíneo do local de onde os dentes foram removidos. Para aliviar a dor, você pode tomar o analgésico prescrito pelo cirurgião-dentista ou algum analgésico de venda livre recomendado. Para ajudar a diminuir o inchaço, coloque uma compressa de gelo sobre a mandíbula. O frio ajuda a reduzir a inflamação e a amenizar o desconforto.

Seu cirurgião-dentista deve instruí-lo sobre como cuidar da boca durante o período de recuperação. Ele pode recomendar que você evite escovar os dentes, cuspir, usar fio dental e enxaguante bocal por 24 horas. Depois desse período, você pode escovar os dentes delicadamente. Lave a boca com água salgada com frequência para ajudar a mantê-la limpa e evitar uma infecção. Abasteça a sua geladeira com sorvete, iogurte, queijo fresco e outros alimentos moles. Você vai querer ter uma dieta com textura mole nos primeiros dias e, em seguida, mudar lentamente para alimentos um pouco mais consistentes quando estiver pronto.

O período de recuperação pode levar vários dias e, em alguns casos, pode ainda haver inchaço e desconforto por uma semana ou mais. Use compressas de gelo, coma alimentos moles e mantenha a boca limpa apenas com água salgada. Se você notar quaisquer sintomas incomuns, como pus, dor intensa ou febre, ligue para o cirurgião-dentista imediatamente. Embora algumas complicações, como infecção, sejam raras, elas são possíveis.


 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar da remoção de DENTES DO SISO

Se os dentes do siso forem impactados e incorporados ao osso, o cirurgião dentista fará uma incisão na gengiva e removerá o dente ou dentes nas seções, com o objetivo de diminuir a quantidade de ossos sendo removidos.

Após a cirurgia, inchaço e sensibilidade no rosto e pescoço são comuns, assim como hematomas. Bolsas de gelo e medicamentos para a dor prescritos pelo dentista ou cirurgião dentista podem ajudar a aliviar a dor.

Você tem praticado uma boa higiene bucal após a cirurgia?

Se você extraiu seu dente do siso recentemente, é importante manter a sua boca limpa, mesmo depois que ela cicatrizar. Experimente usar Colgate Periogard para uma melhor recuperação pós-operatória.