Dente do siso inflamado: quais são as opções de tratamento?

Amigos de Universidade conversando e sorrindo

Não há melhor tema para iniciar uma conversa sobre cuidados bucais do que dentes do siso. As histórias, em geral, incluem pelo menos uma impacção dentária, não se lembrar de ter voltado para casa devido aos efeitos residuais da anestesia e as doses de sorvete consumidas por dois dias seguidos.

Mas a impacção dentária nem sempre é o único motivo para a extração. Um dente do siso inflamado também pode resultar nesse tipo comum de cirurgia odontológica.


Dentes do siso

Os dentes do siso são os quatro dentes permanentes localizados bem no fundo da boca: dois na parte superior e dois na parte inferior. Conhecidos como terceiros molares, eles costumam nascer nos adultos entre 17 e 25 anos de idade, conforme estimado pela Mayo Clinic. E quando eles não conseguem romper a gengiva normalmente, tornam-se um problema para os dentes vizinhos. Às vezes eles crescem em ângulos estranhos, na direção de um dente existente ou voltados para a parte de trás da boca. Um dente do siso pode também emergir parcialmente por falta de espaço. Cada um desses casos é conhecido como dente impactado.


Pericoronarite

Uma parte da margem gengival se rompe naturalmente quando um dente do siso finalmente rompe a pele, o que muitas vezes ocorre apenas parcialmente, porque não há espaço suficiente para o dente crescer. Partículas de alimentos podem ficar presas nesse retalho de tecido, resultando em inflamação da gengiva ao redor do dente do siso. Essa inflamação é conhecida como pericoronarite e apresenta os seguintes sintomas:


  • Dor ou inchaço do tecido da gengiva ao redor do dente do siso
  • Mau hálito ou gosto ruim na boca
  • Febre ou calafrios frequentes
  • Inchaço dos linfonodos
  • Espasmo muscular no maxilar

Consulte seu dentista se apresentar algum ou todos esses sintomas.


Tratamento

Se for diagnosticada pericoronarite, há três possibilidades principais: erupção total do dente de forma natural, remoção do retalho de gengiva ou extração do dente. O dentista limpará a área ao redor e sob a gengiva para remover partículas de alimentos e ensinará a você como fazer o mesmo. Ele também será capaz de determinar se a extração do dente do siso é a melhor (ou a única) medida a ser tomada.

Tenha em mente que a pericoronarite pode evoluir para uma condição de risco de vida, de acordo com a Associação Canadense de Odontologia, mas tudo depende da gravidade da infecção.


O que você pode fazer?

Se seu dentista considerar que a extração de siso é um procedimento necessário, não há muito o que fazer. Se seus dentes do siso estão impactados ou inflamados, manter os cuidados bucais é sua tarefa. A boa higiene bucal é um aspecto crucial da saúde geral e começa com a escovação pelo menos duas vezes ao dia e o uso diário de fio dental. Use um creme dental específico para prevenir a cárie - que é a última coisa que você precisa ter em um dente que já está inflamado.

Se você precisa sair constantemente, sua escova de dentes, creme dental e fio dental devem ser pequenos o suficiente para você levá-los consigo ou manter na sua mesa de trabalho. E lembre-se de agendar check-ups regulares com seu dentista.




 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar da remoção de DENTES DO SISO

Se os dentes do siso forem impactados e incorporados ao osso, o cirurgião dentista fará uma incisão na gengiva e removerá o dente ou dentes nas seções, com o objetivo de diminuir a quantidade de ossos sendo removidos.

Após a cirurgia, inchaço e sensibilidade no rosto e pescoço são comuns, assim como hematomas. Bolsas de gelo e medicamentos para a dor prescritos pelo dentista ou cirurgião dentista podem ajudar a aliviar a dor.

Você tem praticado uma boa higiene bucal após a cirurgia?

Se você extraiu seu dente do siso recentemente, é importante manter a sua boca limpa, mesmo depois que ela cicatrizar. Experimente usar Colgate Periogard para uma melhor recuperação pós-operatória.