Água com gás faz mal?

mulher sorrindo no lago com seus amigos

Você substituiu os refrigerantes e sucos açucarados por água com gás sem açúcar? À medida que os efeitos adversos das bebidas açucaradas (cárie e erosão dentária) se tornam mais conhecidos, muitas pessoas estão substituindo essas bebidas por água com gás e outras bebidas gaseificadas sem açúcar. De acordo com o USA Today, cerca de 2 bilhões de litros de água com gás foram vendidos nos Estados Unidos em 2016.

Em geral, as pessoas acham que a água com gás é uma escolha saudável, mas algumas acreditam que não é tão boa quanto parece. A água com gás faz mal para os dentes? Saiba mais sobre essa bebida popular.

Refrigerantes e seus dentes

Refrigerantes açucarados são um golpe duplo contra os dentes. Primeiro, eles contêm muito açúcar, que pode causar cárie e cavitação. Segundo, de acordo com Associação Americana de Odontologia, muitas bebidas gaseificadas têm alto nível acidez. As bebidas e os alimentos ácidos são mais propensos a contribuir para a erosão dentária do que os não ácidos.

Por causa dos efeitos negativos causados pelos refrigerantes nos dentes, a ADA recomenda a escolha de outras bebidas. Entre as bebidas recomendadas pela ADA estão água, leite e água com gás sem açúcar.

Efeitos da água com gás nos dentes

Embora a água com gás não contenha açúcar, ela é carbonatada, e é justamente a carbonatação que preocupa algumas pessoas.

Alguns estudos foram realizados para analisar a acidez de várias bebidas, incluindo água com gás. Um deles, publicado na revista da Associação Americana de Odontologia, mediu o pH de aproximadamente 400 bebidas. As bebidas incluíam uma variedade de refrigerantes açucarados, bebidas esportivas, sucos, chás e águas com gás.

Os cientistas que realizaram o estudo classificaram o potencial de erosão das bebidas com base no nível de pH. Bebidas com pH abaixo de 3,0 foram classificadas como "extremamente erosivas", com pH entre 3,0 e 3,99 foram classificadas como "erosivas" e com pH acima de 4,0 foram classificadas como "minimamente erosivas".O site U.S. News & World Report observa que a maioria das bebidas esportivas foi classificada como "extremamente erosiva", enquanto algumas águas com gás foram classificadas como "minimamente erosivas".

A pesquisadora Ada McVean, da McGill University, realizou um estudo semelhante. Em vez de testar uma ampla variedade de bebidas, ela testou o pH de nove marcas diferentes de água com gás. As bebidas foram analisadas à temperatura refrigerada e ambiente, bem como nas formas carbonatada e descarbonatada. Em todos os testes, as águas apresentaram pH acima de 4,0. O pH tendeu a aumentar quando as águas estavam em temperatura ambiente e quando eram descarbonatadas, sugerindo que a água com gás é mais erosiva na forma em que você provavelmente beberá (fria e borbulhante).

Afinal, a água com gás faz mal para os dentes? Ela é muito menos erosiva do que outras bebidas. Mas talvez o mais importante, como ressalta a ADA, é que ela tem o mesmo efeito que a água comum, sem gás, no esmalte dos dentes. Para manter os dentes o mais saudáveis possível, a ADA recomenda substituir bebidas açucaradas por água com gás, mas não substituir a água fluoretada comum por água com gás.

Outras formas de proteger os dentes

O que mais você pode fazer para proteger os dentes contra a cárie e a erosão do esmalte? Se você tiver sensibilidade, cremes dentais especialmente formulados podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes, repor o cálcio natural e proteger contra a sensibilidade.

O dentista também pode ajudá-lo a proteger seus dentes. As avaliações dentárias regulares podem detectar sinais de cárie logo no início, quando é fácil corrigir ou reverter o problema.

Substituir as bebidas açucaradas por água com gás sem açúcar pode ajudar a proteger os dentes, mas não é a única coisa que você pode fazer para manter seu sorriso o mais saudável possível.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.