Saiba como acabar com a sensibilidade dos dentes

mulher asiática tomando café no jardim

Mesmo aquelas pessoas que têm o mais branco dos sorrisos sofrem de sensibilidade nos dentes de vez em quando. Seja por causa de um copo de água fria após o exercício ou um sorvete em um dia quente de verão, ninguém gosta dessa sensação de pontada em um dente quando algo frio bate do jeito errado. O alívio da sensibilidade nos dentes pode ser proporcionado de formas diferentes, mas primeiro, vamos conhecer algumas das causas dessa irritação.

Por que tanta sensibilidade?

Diversos fatores podem provocar a sensibilidade nos dentes. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a sensibilidade dentinária pode ser causada por doença gengival, cárie, exposição da raiz do dente, desgaste de restaurações ou do esmalte do dente. Uma substância chamada dentina fica embaixo do esmalte e do cemento (as duas camadas que protegem a coroa acima da margem gengival e da raiz do dente), e quando essas camadas recuam, os túbulos microscópicos da dentina ficam expostos. Líquidos quentes e frios, por exemplo, podem alcançar os túbulos e as terminações nervosas dentro de um dente - produzindo aquela sensação penetrante incômoda que algumas pessoas conhecem muito bem.

Causas mais comuns

Muitos de nós praticamos algumas ações diárias que causam sensibilidade dentinária, mesmo sem perceber. De acordo com o relato do porta-voz da ADA, Leslie Seldin, DDS, um dentista de Nova York, para a Everyday Health, as causas mais comuns de dentes sensíveis são facilmente reconhecíveis. Escovar os dentes com muita força é uma delas: usar uma escova dental de cerdas duras ou aplicar muita força na escovação é uma maneira infalível de desgastar o esmalte que protege os nervos dos dentes. Diminua a força empregada e use uma escova dental com cerdas mais macias. Alimentos ácidos também podem irritar os dentes. Variedade é o tempero da vida, mas alimentos como molho de tomate, limão e laranja podem danificar os dentes, mesmo sendo agradáveis ao paladar.

Tratando e prevenindo a sensibilidade nos dentes

Se você tem os dentes sensíveis e suspeita de uma dessas condições, a ADA recomenda que a primeira coisa a fazer é agendar uma consulta com seu dentista para identificar a causa. A partir daí, vários tipos de tratamento podem proporcionar alívio para os dentes sensíveis. Alguns deles são:


  • Troque de creme dental. Passe a usar um creme dental dessensibilizante para tratar o nervo que está causando a dor no dente. O alívio pode ocorrer após várias aplicações.

  • Escove os dentes corretamente. Além de usar a técnica de escovação adequada, utilize uma escova de dentes com cerdas macias para não desgastar o esmalte dos dentes e não causar retração da gengiva.

  • Coroa e adesivo dental. O dentista pode optar por aplicar uma coroa ou um adesivo adicional a um dente sensível para combater a cárie ou o desgaste do esmalte.

  • Tratamento de canal. Em geral, esse é o último recurso para casos mais graves de sensibilidade, quando os métodos convencionais de tratamento não são suficientes para aliviar a irritação.

A melhor maneira de tratar a sensibilidade dentinária é cuidando da saúde bucal. Isso inclui escovação e uso do fio dental diariamente, agendamento de exames de rotina com seu dentista e uma dieta saudável e balanceada. A prevenção é o melhor remédio. Com a ajuda do seu dentista, você pode desenvolver bons hábitos de higiene bucal que certamente farão você sorrir.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.