Exposição das raízes dentárias: causas e sintomas

amigos lavando o carro

Se você sente pontadas dolorosas ao escovar os dentes ou dor de dente ao ingerir alimentos quentes ou frios, pode ser que as raízes dos seus dentes estejam expostas. As raízes dos dentes são constituídas por nervos e fixam os dentes na gengiva, no maxilar e na mandíbula. Consequentemente, se a raiz de algum dente estiver exposta, pode resultar em sensibilidade dentária e sérios problemas de saúde bucal.

Veja a seguir algumas causas e sintomas que podem explicar a dor na raiz do dente e como seu dentista pode ajudá-lo a se sentir melhor novamente.

As raízes dos dentes

A raiz do dente é composta pela polpa sensorial e a dentina, que são cobertas por uma substância chamada cemento. Quando as raízes dos dentes perdem a proteção da gengiva, ficam expostas ao conteúdo bucal, como bactérias, placa, ácidos e também a temperaturas extremas, provocando sensibilidade dentinária. Além disso, o cemento não é tão resistente quanto o esmalte que reveste os dentes acima da margem gengival e, por isso, pode deteriorar-se ou desgastar-se rapidamente com a escovação. Como resultado, os dentes podem ficar mais sensíveis e menos estáveis.

O que causa a exposição das raízes dentárias?

A doença gengival é a principal causa de exposição das raízes dos dentes, mas qualquer problema que provoca a retração da gengiva pode ter o mesmo efeito. A escovação excessiva com uma escova dental de cerdas duras também prejudica a gengiva e expõe a raiz do dente. Outras possíveis causas de exposição das raízes dentárias incluem tabagismo e uso de tabaco, dentes desalinhados e bruxismo. Por fim, o tratamento ortodôntico pode algumas vezes expor as raízes dos dentes.

Sintomas da exposição das raízes dentárias

A sensibilidade dentinária frequentemente é o primeiro sintoma observado quando as raízes dos dentes estão expostas. Pontadas e dores podem ocorrer a qualquer momento, mas os principais desencadeadores desses sintomas são alimentos e bebidas doces, ácidos, quentes ou frios, de acordo com a Cleveland Clinic. Outros sinais que você pode observar são a aparência mais alongada dos dentes ou a exposição das raízes na base dos dentes. Os sintomas menos evidentes de raiz dentária exposta são vermelhidão, inchaço ou sangramento da gengiva, que são sinais de doença gengival. Nos casos graves de doença gengival, a gengiva se retrai, expondo as raízes dos dentes.

Tratamentos para a exposição das raízes dentárias

O tratamento da sensibilidade pode começar durante a rotina diária de cuidados bucais. Escove os dentes com um creme dental para dentes sensíveis. Use uma escova dental de cerdas macias e faça movimentos circulares durante a escovação, evitando pressionar com muita força. Pare de fumar, pois o tabaco tem um efeito irritante na gengiva que contribui para a sensibilidade.

Além disso, fale com seu dentista sobre o problema. Ele pode aplicar agentes dessensibilizantes ou flúor em gel na área sensível, tratar qualquer doença gengival e, em casos mais graves de exposição das raízes dentárias, recomendar um cirurgião dentista para fazer um enxerto gengival para cobrir a área exposta. A Cleveland Clinic menciona que restaurações ou selantes podem ser aplicados para cobrir a área exposta. Um protetor bucal pode ajudar a evitar danos futuros do bruxismo noturno.

O que acontece com as raízes dentárias expostas não tratadas?

Se uma raiz dentária exposta não for tratada, o problema não se resolve espontaneamente. Se a doença gengival continua, o problema causado por ela só piora, resultando em periodontite e, possivelmente, perda óssea no maxilar e na mandíbula. Se os maus hábitos de escovação dentária não mudarem, mais dentes terão sua raiz exposta e a sensibilidade pode aumentar.

A exposição das raízes dentárias é definitivamente um problema sobre o qual você deve conversar com seu dentista. Tratar esse problema ajuda a reduzir a sensibilidade dentária e prolonga a vida dos dentes. Você poderá desfrutar de seus alimentos e bebidas favoritos sem a sensação de pontadas dolorosas e seus dentes e gengiva voltarão a ser saudáveis.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.