Causas e tratamentos para hipersensibilidade dentinária

mulher japonesa tomando café no jardim

É comum que alimentos quentes e frios desencadeiem a sensibilidade nos dentes, mas se você tiver dor junto com outros sintomas - como dentes soltos, gengiva inchada ou dor ao mastigar - pode ser que seus dentes sejam extremamente sensíveis em decorrência de outro problema dentário. Seu dentista pode identificar o problema e definir o tratamento adequado, mas é melhor saber o que você pode estar fazendo de errado para causar esse problema bucal.

O que é sensibilidade dentinária?
A coroa, porção dos dentes acima da margem gengival, é recoberta por uma camada de esmalte protetor, enquanto a raiz, que fica abaixo da margem gengival, é protegida por um tecido chamado cemento. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina, que é menos densa do que os revestimentos de proteção. A dentina contém canais microscópicos chamados de túbulos dentinários e, quando o esmalte ou o cemento se desgastam ou são danificados, ela fica exposta. De acordo com o site Mouth Healthy da Associação Americana de Odontologia (ADA) , quando a gengiva recua expondo a dentina, o líquido presente nos túbulos se movimenta e eles são afetados pelo calor e pelo frio, provocando sensibilidade e dor nos nervos do dente.

Quais são as causas da sensibilidade?
O que pode estar causando o desgaste do esmalte ou do cemento? Talvez você esteja consumindo muitos alimentos e bebidas ácidos, escovando os dentes com muita força ou usando em excesso algum produto para clarear os dentes. No entanto, com dentes extremamente sensíveis, ou seja, hipersensibilidade, as causas mais prováveis são aquelas que expõem mais a dentina, como cárie, obturações desgastadas ou dentes fraturados.

Tratamento no consultório
Como a hipersensibilidade dentinária é frequentemente causada por um problema dentário mais complexo, é importante consultar um dentista e tratar o problema diretamente. O tratamento pode envolver uma coroa, incrustação ou colagem dentária, dependendo do problema. Se você tem doença gengival que progrediu para um estágio crônico ou avançado, também terá que tratar esse problema.

Se houver perda do tecido gengival da raiz, o dentista pode recomendar a cirurgia de enxerto gengival para cobrir as raízes, de modo que fiquem protegidas novamente. Se você apresenta sensibilidade persistente e intensa, deve fazer uma radiografia para determinar se será necessário um tratamento de canal, que, de acordo com a Associação Americana de Endodontistas (AAE), remove o nervo do dente para que não cause mais dor.

Tratamento em casa
Você também pode obter alívio usando um creme dental dessensibilizante. Esse tipo de creme dental contém ingredientes que ajudam a proteger a superfície dos dentes. Seu dentista também pode recomendar um tratamento com flúor em gel, que fortalece o esmalte dos dentes, diminuindo as sensações enviadas ao nervo.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.