Gengiva branca: causas e sintomas

Família reunida na praia

O corpo humano é extraordinário quando se trata de comunicação. Quando estamos cansados, bocejamos. Nosso estômago ronca quando precisamos de comida. Se estamos com febre, ficamos arrepiados. Com a saúde bucal é a mesma coisa. A maioria das pessoas sabe que dor de dente ou sangramento na gengiva são razões para procurar atendimento odontológico. Mas, e se sua gengiva estiver branca? Continue lendo para saber o que isso significa e o que você deve fazer se isso ocorrer.

O que é leucoplasia?

Ao olhar dentro da boca, a única coisa branca que você deve ver são os dentes. Se sua gengiva estiver branca, pode ser um sinal de leucoplasia. A Mayo Clinic define a leucoplasia como uma condição na qual manchas ou placas brancas formam-se na gengiva, assoalho da boca e interior das bochechas. Podem ocorrer também na língua. As manchas brancas que se formam não podem ser removidas por raspagem. A comunidade médica ainda não determinou o que exatamente causa a leucoplasia, mas suspeita-se fortemente que o uso de tabaco, sob qualquer forma, seja uma das principais causas. O abuso crônico de álcool também pode ser uma causa.

A maioria dos casos de leucoplasia é benigna. Mas, ocasionalmente, a leucoplasia é uma indicação precoce de câncer. Os casos de câncer de boca que se originam embaixo da língua, no assoalho da boca, às vezes parecem adjacentes às manchas de leucoplasia. Uma condição pré-cancerosa é conhecida como displasia. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, a displasia pode ser leve, moderada ou grave. A gravidade da displasia determinará se ela evoluirá para câncer ou desaparecerá por si só.


Quais são os sintomas

Além das placas brancas, a leucoplasia pode ter várias formas. As manchas podem ter uma forma irregular ou textura plana. Também podem ser espessas ou duras em alguns pontos. Podem aparecer ao lado de lesões vermelhas. Essas lesões vermelhas, conhecidas como eritroplasias, podem ser uma indicação de condições pré-cancerosas.

É necessário marcar uma consulta?

Sim, é necessário agendar uma consulta com o dentista ou cirurgião dentista se surgir alguma mancha ou placa branca na gengiva, pois pode ser um sinal de uma doença grave. Marque uma consulta assim que notar qualquer mancha. A detecção precoce é essencial para tratar ou diagnosticar um problema antes que ele progrida para algo mais grave. Prepare-se para a consulta anotando quando notou a mancha pela primeira vez e seus sintomas. Como a hipótese de um diagnóstico de câncer pode ser opressiva, faça com antecedência uma lista de perguntas a fazer para o médico ou dentista.

O cuidado com os dentes e a gengiva começa com a escovação pelo menos duas vezes ao dia, uso do fio dental e agendamento de avaliações odontológicas regulares. O dentista é excelente na realização de exames de rotina e também é qualificado para diagnosticar condições médicas potencialmente graves, como a leucoplasia. Na próxima vez que olhar dentro da boca, se notar que sua gengiva está branca, seu corpo está tentando dizer alguma coisa. Por sua vez, você precisa informar ao dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS