Alívio para o desconforto das aftas

amigos sorrindo enquanto jantam

Uma das doenças bucais mais comuns no mundo da saúde bucal é a afta. Todos nós já tivemos uma afta em algum momento da vida. As aftas ocorrem com muita facilidade, mas ninguém gosta delas. Neste artigo você encontrará um guia útil para ajudá-lo a entender o que são e o que fazer para aliviar o incômodo que causam.

O que são as aftas?

As aftas são pequenas abrasões que se desenvolvem nos tecidos moles da boca, lábios ou na margem gengival. Embora sejam pequenas, uma simples afta localizada em determinado ponto pode tornar as ações de comer e falar bastante difíceis.

De acordo com a Mayo Clinic, as aftas são classificadas em três categorias: menor, maior e herpetiforme. As aftas menores costumam ser pequenas, têm o formato oval e sua cicatrização ocorre em uma a duas semanas. As aftas maiores tendem a ser maiores e mais profundas, com bordas irregulares. Seu processo de cicatrização pode durar até seis semanas e produzir cicatrizes visíveis. Já as herpetiformes se desenvolvem em estágios posteriores da vida, são muito pequenas e geralmente ocorrem como aglomerados de 10 a 100 lesões. Embora o período de cicatrização seja igual ao das aftas menores, elas também têm bordas irregulares como as aftas maiores.

Tratamento das aftas

Se você acha que está com uma afta, consulte primeiro o médico ou dentista; ele pode determinar se realmente é uma afta e de que tipo ela é. Lembre-se, as aftas menores em geral não precisam de tratamento, pois costumam desaparecer em algumas semanas. Para aftas maiores ou herpetiformes, existem várias opções de tratamento disponíveis:

  • Pomadas tópicas: As pomadas tópicas, prescritas pelo médico ou dentista, se aplicadas precocemente e reaplicadas várias vezes ao dia, aliviam a dor e aceleram o processo de cicatrização.
  • Enxaguantes bucais: Se você tem várias aftas, um enxaguante bucal contendo um esteroide conhecido como dexametasona proporciona alívio da dor e redução do inchaço. Esse tipo de enxaguante deve ser prescrito pelo médico ou dentista.
  • Cauterização: Esse procedimento é feito com um instrumento que aplica uma substância química para queimar o tecido no local da lesão.

Alívio natural

Se a afta é um efeito colateral de outro problema médico, ainda assim existem várias maneiras de encontrar alívio. As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Medidas preventivas

Se nenhum desses tratamentos parecer ideal ou for eficaz para você, a melhor opção será evitar totalmente as aftas. Veja como fazer isso:

  • Consumir muitas frutas frescas, legumes e grãos integrais.
  • Além de evitar comidas condimentadas e ácidas, minimize o consumo de batatas fritas, salgadinhos e nozes. Esses alimentos picantes e salgados também podem irritar a boca.
  • Comer alimentos saudáveis e evitar alimentos específicos é metade da batalha. A outra metade envolve o desenvolvimento de bons hábitos de higiene bucal. Esses hábitos incluem a escovação após as refeições e o uso do fio dental todos os dias. Não deixe de usar um enxaguante bucal se pressentir que uma afta está aparecendo.

Ninguém gosta de ter aftas, mas basta seguir o tratamento corretamente - e consultar o dentista - para obter alívio do desconforto que elas causam antes que você perceba.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS