Problemas com a gengiva devem ser avaliados pelo(a) dentista, que poderá entender a real situação e se há necessidade de uma cirurgia na gengiva.
Ele(a) faz o diagnóstico e indica se o tratamento ideal, desde uma limpeza e remoção da placa bacteriana a uma cirurgia.
Em caso de evolução de uma doença periodontal, como a gengivite, o(a) dentista pode indicar soluções mais completas. Esse é o caso, por exemplo, da remoção da placa, do tártaro e de resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva usando um aparelho ultrassônico.
E, para você ter uma visão mais clara, a cirurgia é justamente a evolução em termos de procedimentos para os casos de doenças mais avançadas.
Por tudo isso, não ignore sinais da sua boca, combinado? Afinal, os primeiros sinais demonstram não só que a sua boca está pedindo ajuda, mas também que o tempo ainda é seu aliado.
Mas, afinal, quais são os tipos de cirurgia de gengiva e em quais situações elas são indicadas?
Esse tipo é indicado quando:
as bolsas periodontais têm mais de 5 milímetros de profundidade, motivo pelo qual o(a) periodontista faz a operação para reduzir esse excesso.
E funciona assim:
o(a) periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente;
faz uma limpeza geral, com o uso de um aparelho ultrassônico;
e manualmente, e remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.
De fato, a maioria dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passa por este procedimento.
Este procedimento é escolhido para remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes.
E, antes de cortar e eliminar o excesso de tecido, o(a) periodontista anestesia a gengiva.
A gengivoplastia é indicada para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes e melhorar sua aparência. Ou se você tiver recessão gengival (afastamento da gengiva do dente).
Outra opção é fazer um enxerto, retirando tecido do palato e costurando-o no local da recessão.
O primeiro deles é ouvir atentamente a explicação do(a) periodontista sobre como limpar os dentes e a gengiva usando uma escova macia e um creme dental com flúor.
Nesse caso, os produtos de PerioGard, que tem pasta de dente, escova de dente e enxaguante bucal com tecnologia especializada para o cuidado da sua gengiva, podem ser uma opção.
Além disso, existem outros cuidados importantes.
A gengiva sangrando também pode acontecer logo após a cirurgia.
Para evitar, é fundamental manter a higiene bucal adequada. Ou seja, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, além de usar o fio dental e o enxaguante bucal diariamente.
O fio dental evitará que a placa bacteriana se acumule entre os dentes, onde a escova dental não consegue alcançar. Já o enxaguante dará a proteção extra.
Essa recuperação pode ter diferentes etapas e tempo. Tudo vai depender da persistência ou não do edema cirúrgico e também da dor no local.
Além disso, a técnica utilizada, o biotipo gengival e a extensão cirúrgica também podem influenciar no tempo de cicatrização.
Para tirar essas dúvidas, converse com seu(a) dentista.
Para você não esquecer: consultar o(a) dentista é sempre o melhor caminho para que a sua cirurgia na gengiva seja um sucesso.
Lembre-se também:
de tomar os remédios indicados;
além de higienizar o local corretamente até a remoção das suturas.
Não. Existem casos de cirurgias como solução de doenças periodontais. Quando não diagnosticadas ou tratadas, elas podem se agravar e evoluir para casos em que a cirurgia é necessária.
O ideal é sempre visitar o(a) dentista para saber o melhor caminho..
De fato, problemas no pós-operatório podem acontecer. No entanto, são riscos relacionados a processos inflamatórios, mas que podem ser revertidos seguindo as orientações do(a) dentista.
Em média, o tempo estimado de recuperação é de duas semanas a um mês. E ela termina com o fechamento completo da gengiva e formação da cicatriz no local onde foi realizado o corte.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.