Jovem escovando os dentes e passando fio dental
Badge field

Gengiva sangrando: principais causas que levam ao sangramento

Published date field

 

Quais são as causas do sangramento na gengiva? Geralmente, a gengiva sangrando é um sinal de doença da gengiva, também conhecida como gengivite. 

A gengivite é a inflamação da gengiva e uma das doenças mais comuns que afetam a cavidade bucal. 

A esse respeito, continue a leitura e confira mais o que separamos sobre:

  • as principais causas para o sangramento da gengiva;

  • o que fazer para evitar que a gengiva sangre.

 

Por que minha gengiva sangra? Conhecendo o problema:

O Sangramento na gengiva é muito comum e está presente no cotidiano de muitas pessoas.

Mas, afinal, o que significa quando a gengiva sangra?

Escovação errada

É comum as pessoas questionarem: por que minha gengiva sangra quando escovo os dentes?

Embora a maioria acredite que uma escovação de qualidade está relacionada com força e rapidez, não é bem assim.

Uma escovação errada, com escova de cerdas duras e ainda realizada com muita força pode prejudicar a saúde bucal, favorecendo o surgimento da gengivite.

Uso inadequado do fio dental

Outra situação comum é a gengiva sangrando ao passar fio dental. Isso ocorre quando a pessoa passa o fio dental com muita força entre os dentes, de forma que acaba ferindo a gengiva e favorecendo o surgimento de inflamações e até mesmo infecções.

Placa bacteriana e tártaro

A gengiva sangrando ocorre principalmente devido ao acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro na margem gengival. 

A placa é uma película pegajosa de bactérias que causa irritação na margem gengival e se mistura aos restos de alimentos, formando ácidos que podem afetar os dentes. 

Quando a placa se acumula e mineraliza, ela se transforma em tártaro. A gengiva sangrando pode ser por conta das bactérias dessa placa ou tártaro, causando inflamação que resulta no sangramento. 

A gengiva pode, sensível e inchada e o sangramento também pode vir acompanhado de mau hálito, retração gengival e sensibilidade dentinária.

 

 

Como evitar sangramentos na gengiva?

Quando a gengiva sangra é sinal de que ela está inflamada e precisa de atenção, a partir disso alguns cuidados são necessários:

Visite um(a) dentista

Realizar uma consulta com um(a) dentista deve ser um dos primeiros passos, para que a saúde bucal possa ser avaliada e o tratamento ideal possa ser iniciado.

Enxaguante bucal

O uso de enxaguante bucal, como o da linha de produtos PerioGard auxilia no combate às bactérias ajudando a prevenir o sangramento na gengiva sangramento na gengiva, garantindo que sintomas, como o mau hálito, possam ser eliminados.

Limpeza regular

A limpeza regular realizada por um(a) dentista é um cuidado extra com a saúde bucal, uma vez que proporciona uma limpeza mais profunda, eliminando bactérias, placas e tártaros que podem não ter sido eliminados por completo com a higiene bucal diária.

Escove os dentes cuidadosamente duas vezes por dia com uma escova de cerdas macias e pasta de dente de qualidade como a Colgate Total 12 que ajuda a prevenir problemas na gengiva, usando a técnica de escovação dental correta.

Dieta e estilo de vida saudáveis

Uma dieta com alimentos saudáveis, incluindo frutas, pode auxiliar na manutenção da saúde bucal, uma vez que alimentos como maçã e pêra auxiliam na limpeza dos dentes após as refeições. São os chamados alimentos detergentes.

Gostou de aprender mais sobre como cuidar da sua saúde bucal? Agora, conheça o creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio para a sua gengiva.

Falando em prevenção, você já se perguntou se sua gengiva está saudável? Que tal descobrir? Basta fazer um teste de saúde gengival online e gratuíto aqui mesmo para descobrir se você tem sinais de gengivite.

 

Dúvidas frequentes sobre gengiva sangrando

Há tratamento caseiro para gengiva sangrando?

Sim, há tratamento caseiro que pode ajudar a combater a inflamação que está causando a gengiva sangrar, no caso realizar uma higiene bucal com cuidado e você também pode fazer bochecho com água morna e sal. Mas, vale ressaltar, que nenhum tratamento caseiro substituirá a avaliação de um(a) dentista.

O que fazer quando a gengiva sangra?

Agendar consulta com um(a) dentista para que sua saúde bucal possa ser avaliada. Em casa, você precisará reforçar os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e utilizando o fio dental. Você também pode utilizar um enxaguante bucal Colgate Total 12 Gengiva Reforçada, por exemplo, para ajudar a eliminar as bactérias e prevenir problemas na gengiva.

Quando o sangramento na gengiva é preocupante?

Depende do que está ocasionando o sangramento, se for apenas por conta de hábitos pessoais, como a má higiene bucal, escovação incorreta e uso inadequado de fio dental.

Não é preocupante, apenas é necessário melhorar os hábitos. Porém para identificar se a causa é preocupante somente um(a) dentista.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.