A raspagem pode ser feita manualmente e/ou com o uso de instrumentos ultrassônicos. O procedimento inicia-se com um exame completo da sua boca. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que remove a placa bacteriana por meio de vibrações. Este aparelho remove o tártaro (cálculo), a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Em seguida, o dentista pode usar um instrumento manual para retirar resíduos que tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva.
O alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente com o objetivo de reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem para alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento da placa e da película bacteriana.
Se o tecido gengival estiver sensível e inflamado, pode-se administrar anestesia local antes da limpeza. Se seus dentes estiverem sensíveis, antes ou depois da limpeza, o dentista pode recomendar o uso de uma creme dental dessensibilizante. A raspagem dentária e o alisamento radicular podem exigir de duas a quatro consultas, dependendo do grau de gravidade. Se você tiver doença periodontal, a raspagem e o alisamento radicular serão realizados primeiro e, posteriormente, realiza-se a cirurgia periodontal.
O dentista lhe ensinará como cuidar de seus dentes e gengiva. Ele explicará o uso correto do fio dental e da escovação para evitar o desenvolvimento futuro de bactérias e formação do tártaro.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.