O que é anodontia?

jovem com bonito sorriso branco

Um sorriso banguela é fofo para um bebê, mas quando você vê um adulto com um sorriso desdentado, pode se perguntar o motivo da ausência dos dentes. Será que os dentes dele caíram ou será que nunca nasceram? A anodontia, uma anomalia genética, pode ser a causa da ausência dos dentes.

Definição

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, anodontia é um distúrbio genético raro caracterizado pela ausência de todos os dentes. É causada por um defeito genético, mas a mutação genética específica não é conhecida. Essa ausência congênita dos dentes pode causar dificuldades, pois cada dente desempenha um papel importante na boca. A falta de qualquer dente é suficiente pra criar um espaço que pode vir a ser um dilema em termos de estética e funcionalidade.

De acordo com um estudo publicado pela revista Dental Research Journal, as mulheres são mais propensas a ter dentes não desenvolvidos (uma condição conhecida como agenesia dentária) do que os homens. A proporção entre homens e mulheres é de aproximadamente 2 para 3.

Diagnóstico

Para determinar quais dentes estão faltando, é necessária uma radiografia panorâmica. Os dentistas usam esse exame de imagem para ver exatamente quais dentes estão presentes e quais estão faltando. Ele proporciona ao médico ou dentista uma visão geral do que está acontecendo embaixo da gengiva. Como a ausência total de dentes é muito rara, as radiografias podem identificar se há pelo menos alguns dentes escondidos sob a gengiva. Hipodontia e oligodontia, embora ainda raras, são condições mais comuns, nas quais as pessoas têm alguns dentes ausentes, mas não todos.

Tratamento

Para melhorar a aparência de um sorriso sem dentes, uma restauração protética pode ser indicada. Devido ao estigma social associado à falta de dentes, muitos pacientes podem optar por um tratamento estético, como próteses, pontes ou implantes. Essa anomalia dentária pode afetar a fala e a alimentação, portanto, essas opções de tratamento também podem ajudar na funcionalidade.

Cuidados bucais

Procure um dentista para fazer um exame bucal completo para ajudar a identificar a anodontia. Em seguida, o dentista pode discutir com o paciente sobre o tratamento adequado. Mesmo se você não tiver nenhum dente, cuidar da sua saúde bucal é fundamental. Faça bochechos com um enxaguante bucal para proteger a gengiva e deixá-la mais forte e saudável.

Se você tem essa condição, não há problema em sorrir! Aceite seu sorriso diferente ou procure tratamentos dentários estéticos para aumentar sua confiança.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.