Dez dicas garantidas para manter o hálito fresco

dois amigos fazendo brinde durante almoço

A vida é cheia de momentos embaraçosos, mas a maioria deles é passageira. É muito mais fácil passar por uma situação constrangedora quando você não tem consciência da impressão que está causando, e o mau hálito é um exemplo clássico disso. Quando você nem sabe que tem, e a maioria das pessoas ao seu redor não avisa, esse problema pode persistir por muito tempo.

Você pode virar esse jogo. Apresentamos 10 dicas para manter o hálito fresco que podem ajudar sua boca a ter um aroma tão agradável quanto seu sorriso. Leia mais.

Você é o que você come

Como diz o ditado, você é o que você come. E se você consome determinados alimentos com muita frequência, seu hálito ficará com o cheiro deles. O alho e a cebola são típicos "vilões", mas você também deve limitar o consumo de alimentos ácidos e com alto teor de frutose. A maioria dos ácidos e açúcares aumenta a proliferação de bactérias na boca, resultando em mau hálito. Os frutos do mar mais comuns, como o atum, são igualmente prejudiciais, mas considere também reduzir o consumo de laticínios e café. Este último tem sua própria acidez, sugere o Huffington Post, e produz um cheiro bastante intenso quando se mistura com os ácidos do estômago.

Cuidado com o que você bebe

Além de controlar o que você come, tenha também o mesmo hábito com o consumo de líquidos. O café e o álcool têm um resíduo potente que se adere à placa bacteriana. Quando você expira, esse resíduo propaga um cheiro bastante desagradável.

Escova de dentes para viagem

Outra maneira de manter sua boca fresca é sempre carregar uma escova e um creme dental para viagem. Eles são pequenos o suficiente para caber em sua bolsa ou mochila, e essa é uma tática perfeita para garantir que os germes de um almoço com alimentos ácidos não fiquem na sua boca até você chegar em casa. Também tenha um kit com escova e creme dental em sua mesa no trabalho.

Troque sua escova de dentes

A escovação estabelece a base para o bom cuidado bucal, e proporcionar um hálito fresco é parte desse processo. Mas é preciso ter o cuidado de usar sempre uma boa escova de dentes; isso significa substituí-la com mais frequência do que você imagina. Você não dirigiria seu carro por dois anos sem trocar os freios, então por que continuar usando uma escova de dentes com cerdas desgastadas? Troque sua escova dental a cada três ou quatro meses e sua rotina de cuidados bucais nunca vai dar ser prejudicada.

Beba muita água

Como você sabe, a água é muito importante para o corpo humano. Além de eliminar as toxinas do organismo, ela nos mantém hidratados e estimula as glândulas salivares a produzir saliva, que remove os restos de alimentos da língua e dos dentes ao longo do dia. Isso evita o acúmulo de bactérias que contribuem para o mau hálito.

Coma verduras

Levante as mãos se já lhe disseram para comer verduras quando você era criança... Uma das verduras que ajuda a manter o hálito fresco é a salsa. Da próxima vez que você sair para comer, deixe a salsa salpicada na sua refeição para o final. Sua boca vai agradecer.

Livre-se do cigarro!

Todos sabem que fumar pode causar problemas de saúde graves, como câncer e enfisema. Mas além disso, também provoca um cheiro desagradável na boca. Se você tem problema de dependência da nicotina, converse com o médico sobre como parar de fumar. Seu hálito ― e sua saúde ― são muito importantes.

Limpeza da língua

Embora a escovação e o uso do fio dental sejam os principais cuidados bucais, a língua é frequentemente negligenciada quando se trata de limpeza da boca. Quando isso acontece, a língua torna-se o lugar propício para o acúmulo de bactérias. Use uma escova dental com limpador de língua para ajudar a limpar sua língua e controlar o mau hálito que ela causa.

Tenha bons hábitos de higiene bucal

O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia devem enfatizar sua busca por um hálito mais saudável. Se você tiver algum problema bucal, pode até considerar escovar uma terceira vez. Depois de uma grande refeição, por exemplo, faça questão de usar um creme dental para garantir um hálito agradável. As caixinhas de fio dental são pequenas o suficiente para que você possa carregar quando estiver fora de casa, mas também é possível complementar sua rotina de escovação e uso do fio dental com um enxaguante bucal para manter o hálito fresco, mesmo depois de limpar muito bem os dentes.

Consultas ao dentista

As avaliações dentárias regulares andam de mãos dadas com a escovação e o uso do fio dental diários. Se você tiver alguma dúvida sobre que tipo de plano de cuidados bucais funciona melhor para você, pergunte ao dentista durante essas consultas, que devem ocorrer pelo menos duas vezes ao ano para realização da limpeza profissional.

O mau hálito é uma das pequenas peculiaridades desagradáveis da vida. Por mais desagradável que seja, se você seguir essas dicas para manter o hálito fresco, conseguirá manter a boca saudável em qualquer situação potencialmente embaraçosa.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?