Soluções para o mau hálito

casal com sorriso perfeito

Tanto as visitas regulares ao dentista quanto a higiene bucal adequada são essenciais para uma boca saudável, mas você pode contar com hábitos simples eficazes para amenizar o mau hálito (halitose).

Hidrate-se

Beber bastante água é uma das coisas mais simples que você pode fazer para amenizar o mau hálito. Quando sua boca não está hidratada o suficiente para produzir saliva, bactérias responsáveis pelo mau hálito podem se desenvolver. Certos efeitos colaterais de certos medicamentos, condições médicas e algumas doenças podem influenciar na hidratação da boca, mas não beber bastante água também pode contribuir para a boca seca em pessoas com boa saúde.

Ficar hidratado é importante, principalmente antes e depois de realizar exercício intenso, uma vez que a respiração ofegante pode aumentar o ressecamento da boca. Embora seja uma prática saudável por si só, certifique-se de beber água também logo quando acordar. Ressecamento da boca pode acontecer enquanto você está dormindo, então hidratar-se logo que acordar dá o pontapé inicial para combater as bactérias acumuladas durante a noite.

Escova e fio dental

Escovação diária aliada ao uso do fio dental são as ações mais importantes que você pode realizar para prevenir o mau hálito. De acordo com a American Dental Association (ADA) , se você negligenciar a escova e o fio dental diariamente, as partículas de comida podem permanecer tempo demais na sua boca, causando mau hálito, além de outras doenças gengivais. Assim, é recomendável escovar duas vezes por dia durante pelo menos dois minutos.

Hoje, uso do fio dental tem se tornado parte integrante do dia a dia dos cuidados orais e a American Dental Association recomenda o uso dele pelo menos uma vez ao dia. Passar fio dental corretamente depois de cada refeição reduz de maneira eficiente a placa bacteriana e partículas de comida que causam mau odor. Passar fio dental também ajuda a impedir o desenvolvimento de doença periodontal, que é outra causa comum de mau hálito.

Limpe a sua língua

Limpar sua língua pode diminuir efetivamente compostos causadores de halitose. Estes compostos se formam em sua língua quando bactérias e aminoácidos se combinam, emitindo um cheiro desagradável parecido com o de enxofre. Portanto, escovar sua língua regularmente é importante no combate à halitose.

Tenha uma alimentação saudável

É senso comum que determinados alimentos, como cebola ou alho crus, causam mau hálito. Tais alimentos, quando ingeridos causam halitose. Evitar também alimentos ácidos (como o vinagre) ou alimentos de alta frutose (como cereais açucarados) também reduzem o mau hálito. Ambos os ácidos e açúcares aumentam a produção de bactérias e mau hálito. Em vez disso, tenha uma dieta equilibrada. De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), você pode seguir as dicas a seguir para evitar a halitose:

  • Tenha uma dieta balanceada, incluindo uso de alimentos duros e fibrosos;
  • Evite o consumo excessivo de alimentos com odor carregado ou contendo enxofre em sua composição (ex: alho, cebola, picles, repolho, couve, brócolis...), gorduras e frituras em geral, de ação estimulante (café, refrigerantes tipo "cola", achocolatados), ricos em proteínas (carne vermelha, leite e derivados), dentre outros;
  • Evite alimentos que contribuam para o ressecamento bucal (muito salgados, quentes ou condimentados);
  • Realize pequenas refeições a cada 03 horas, pois jejum prolongado pode comprometer seu hálito;

Use um enxaguante bucal

Usar um enxaguante bucal após cada refeição, como Colgate Total® 12, ajuda a reduzir a eliminar bactérias, além de refrescar o hálito. Lembre-se usá-lo em combinação com escovação regular e uso do fio dental.

Um hálito fresco é um sinal de uma boca saudável, e uma boca saudável é, frequentemente, uma boa indicação de sua saúde geral. Estas são algumas dicas simples de como evitar o mau hálito que podem ser aplicadas no conforto do seu lar, e são parte integrante do combate e prevenção das causas da halitose.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?