De acordo com o National Institutes of Health (NIH), essa condição pode estar associada a alguns distúrbios hereditários ou congênitos, como acromegalia, síndrome de Beckwith-Wiedemann e síndrome de Down. Uma língua de tamanho aumentado também pode ocorrer como uma característica hereditária isolada.
Além disso, pode estar associada a alguns distúrbios adquiridos, incluindo doenças metabólicas ou endócrinas, como hipotireoidismo ou amiloidose. Cânceres ou traumas também podem causar macroglossia.
Em pessoas com macroglossia, a língua é grande demais para a boca e, às vezes, pode se projetar para fora dela. Os dentes podem ficar desalinhados ou salientes como resultado do tamanho anormal da língua, relata a NORD.
A língua grande pode interferir em muitas atividades, como comer e falar. Pessoas com esse distúrbio podem roncar ou ter a respiração ruidosa.
Para confirmar o diagnóstico de macroglossia, os médicos podem coletar o histórico familiar e realizar um exame físico, informa a NORD. Para determinar a causa subjacente da língua grande, podem ser realizados exames médicos apropriados. Como as possíveis causas desse distúrbio são múltiplas, os exames podem variar. O médico pode explicar os exames diagnósticos que serão feitos em cada caso específico.
De acordo com o NIH, o tratamento também varia dependendo da causa e da gravidade da macroglossia. Tratamentos médicos podem ser usados quando a causa é identificável e tratável. Por exemplo, se a causa for determinada como hipotireoidismo, o tratamento para essa disfunção também pode ajudar a tratar a macroglossia. Nos casos em que a causa não é clara, os tratamentos médicos não demonstraram ser úteis.
Em casos leves de macroglossia, o NIH explica que a fonoterapia pode melhorar a fala. Em casos mais graves, pode ser necessária redução cirúrgica. Os procedimentos cirúrgicos podem ajudar a reduzir os problemas de fala, mastigação e alimentação.
Se você estiver preocupado com o tamanho de língua aumentado, consulte o médico ou dentista. Um profissional de saúde pode ajudar.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.