Dor no nervo do dente: causas e tratamento

Mãe com a filha na cozinha preparando o almoço

Seja uma sensação aguda e penetrante ou uma dor surda, a dor no nervo do dente pode tirar o prazer de comer. Identificar quais alimentos são mais propensos a desencadear uma reação dolorosa ajuda a reduzir seu sofrimento, mas a sensibilidade dentária é frequentemente o sinal de um problema mais grave. Informe ao dentista se você sente dor durante ou depois de comer para que ele possa descobrir a causa e fornecer tratamento.

Sensibilidade dentária

O ato de comer pode causar sensibilidade e dor se a dentina no interior dos dentes estiver exposta à boca. Acima da margem gengival, os dentes são revestidos por esmalte e, abaixo dela, são cobertos por cemento. Tanto o esmalte quanto o cemento protegem a dentina, que é um mineral dental macio, amarelo-acastanhado, cheio de túbulos que levam à polpa nervosa interna. Quando os dentes perdem seu revestimento protetor, mudanças de temperatura na boca e alimentos e bebidas podem atravessar os túbulos e atingir os nervos dos dentes. De acordo com a MouthHealthy.org, problemas como erosão do esmalte, cárie, doença gengival, raízes dentárias expostas e fraturas dentárias expõem a dentina e provocam dor de dente.

Nervo do dente

Ao contrário do esmalte, do cemento e da dentina, os nervos dos dentes são sensíveis à estimulação. O fato de serem sensíveis é útil, porque significa que podem indicar quando há um problema com nossos dentes. Infelizmente, também significa que os nervos dos dentes irritados causam dor. Temperaturas altas e baixas e alimentos ácidos e açucarados irritam os nervos dos dentes.

Alimentos a evitar

Evite alimentos e bebidas desencadeantes para reduzir a dor no nervo do dente. Alguns alimentos que devem ser evitados incluem:

  • Picles
  • Tomates
  • Frutas cítricas
  • Biscoitos
  • Doces

Deixe a comida quente esfriar antes de comer e evite sorvetes, cubos de gelo e outros alimentos muito frios ou gelados. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Nebraska, você também deve evitar refrigerantes. Refrigerantes contêm muito açúcar e podem desencadear a sensibilidade; além disso, contêm também ácido fosfórico e ácido cítrico, que desgastam o esmalte dos dentes.

Como tratar a dor no nervo do dente

Para tratar a dor do nervo do dente com eficácia, escove os dentes corretamente, use um creme dental para dentes sensíveis e visite o dentista. Esfregar os dentes com força corrói o esmalte e pode danificar a gengiva, expondo as raízes dentárias. Use uma escova dental de cerdas macias e segure a escova em um ângulo de 45 graus. Escove com movimentos de vai-e-vem ao longo da margem gengival. Para ajudar a acalmar os nervos dos dentes enquanto escova, você pode usar um creme dental para dentes sensíveis. A dor e a sensibilidade podem ser causadas por um problema dentário que pode ser tratado, então vá ao dentista.

Dor ao comer não é agradável, mas há muito o que você pode fazer para tratar a sensibilidade dentária. Evite alimentos muito quentes ou frios e doces ou ácidos e faça uma visita ao dentista. Quando a dor nos nervos dos dentes for reduzida ou curada, você poderá desfrutar suas refeições novamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para uma dieta saudável

  • Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite em vez de serem a parte principal irá ajudar a proteger os dentes.

  • Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.

  • Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.