Quantos dentes nós temos?

mãe-e-filha-sorrindo

Quantos dentes nós temos? Você já pensou nisso? A resposta de quantos dentes de leite uma criança tem depende de alguns fatores, mas o principal é a idade. Crianças e adultos têm dentições diferentes. Então, quantos dentes as crianças têm?

Dentes dos bebês

Os dentes dos bebês começam a nascer por volta dos seis meses de idade. O nome técnico para esses primeiros dentes é dente decíduo, pois eles eventualmente cairão. A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite.

Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca. Esses dentes reservam espaço para os dentes permanentes que irão substituir os dentes decíduos após estes caírem.

Ainda sobre a quantidade dentes de leite tem uma criança, lembre-se de que não é só porque eles são temporários, que não precisam ser cuidados da mesma forma como os dentes permanentes. O desenvolvimento de hábitos saudáveis na alimentação e na escovação deve ser iniciado desde antes do nascimento dos dentes na criança, com cuidados de higiene visando a gengiva.. Por volta dos seis anos de idade, a maioria das crianças começa a perder os dentes de leite, os quais são substituídos pelos dentes permanentes. Esse processo continua até o início da adolescência.

Dentes permanentes

Os adultos têm mais dentes do que as crianças, sendo que a maioria a maioria tem 32 dentes. Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso). A maioria das pessoas tem um conjunto completo de dentes permanentes assim que chega na adolescência. É comum que os adultos removam o dente do siso, pois às vezes não há espaço suficiente para eles crescerem de modo confortável ou sem causar o desalinhamento dos dentes.

Então, quantos dentes nós temos? Normalmente, as crianças têm 20 dentes e os adultos 32 (28 se os dentes do siso forem removidos). E cada um deles precisa de cuidado. Saiba mais sobre como cuidar dos seus dentes aqui, nos recursos de Cuidados Bucais da Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.