Quatro Tipos Diferentes de Dentes, Seus Nomes e Suas Funções

mãe, pai e filha fazendo um trabalho de escola

A maioria de nós sabe quão importante é cuidar dos dentes, mas você sabe quais são os diferentes tipos de dentes que temos e como nós os usamos? Os dentes não só ajudam você a morder e mastigar, mas também têm um papel importante na fala e dão suporte a vários aspectos na estrutura do seu rosto. De acordo com a própria Colgate, há quatro tipos de dentes na sua boca, e cada um deles possui uma função levemente diferente. Além disso, há três formações raras que podem ocorrer em uma arcada dentária em processo de crescimento. Vejamos quais são esses tipos e o nome dos dentes correspondentes:

Incisivos

Na frente da boca estão oito dentes finos e retos chamados incisivos – quatro na parte superior e outros quatro na parte inferior –, que cortam a comida que você come e ajudam a pronunciar as palavras que você fala. Os incisivos também dão suporte aos lábios.

Caninos

Ao lado dos incisivos superiores e inferiores estão os caninos, somando um total de quatro. Esses dentes são pontiagudos e, tal como os incisivos, cortam ou estraçalham a comida e dão suporte aos lábios. Outra função dos caninos é ajudar a guiar todos os dentes para o seu lugar certo quando a mandíbula e a maxila (parte de cima da mandíbula) se juntam.

Pré-molares

Atrás dos caninos estão os pré-molares, que têm o topo achatado e são usados para mastigar a comida e manter a altura do rosto. Há oito pré-molares na boca de um adulto, quatro em cima e quatro embaixo.

Molares

Perto dos pré-molares estão os molares. Esses são os seus dentes mais largos e mais achatados, e somam 12 ao total: seis na maxila e seis na mandíbula. A Associação Americana de Dentistas (ADA, em inglês) descreve os dentes do siso como os quatro molares no fundo da boca, tanto em cima quanto embaixo, e eles são os últimos a aparecer durante a juventude (você pode ver um conteúdo similar e em português aqui no site da Colgate). Limpar os dentes do siso pode ser difícil porque eles estão lá no fundo da boca, mas escovas dentais ultrafinas como a Colgate ® SlimSoft ™ podem ajudar. Assim como os pré-molares, os molares são usados para triturar a comida e manter a altura do rosto. Os molares inferiores possuem duas raízes, enquanto os molares superiores têm três.

Dentes supranumerários ou extranumerários

Às vezes os dentes se desenvolvem fora do seu processo normal, e um exemplo disso são os dentes supranumerários ou extranumerários. O número comum de dentes na boca de um adulto é 32, mas algum dente extra pode aparecer. O Departamento de Odontologia da Universidade do Missouri-Kansas City sugere que o tipo mais comum de dente supranumerário é um incisivo extra localizado entre os dois incisivos centrais. O nome dos dentes desse tipo é mesiodens. O segundo tipo mais comum de dente supranumerário é um molar extra, chamado de paramolar. Também é possível desenvolver dentes caninos extranumerários.

Dentes Neonatais

Os dentes neonatais são aqueles que aparecem já desde o nascimento da criança, ocorrência que se dá, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, uma vez a cada 2 ou 3 mil nascimentos. Elescostumam aparecer na gengiva inferior. Uma vez que tendem a possuir raízes fracas ou inexistentes, os dentes natais caem facilmente, de forma que os médicos costumam aconselhar a sua extração para evitar risco de engoliro dente. Os dentes neonatais também podem irritar e machucar a língua do bebê ou a própria mãe quando ela estiver amamentando. A presença de dentes neonatais é frequentemente tida como um incidente isolado, ainda que possa ser sintoma de alguma outra condição médica.

É essencial cuidar bem de seus dentes e ir regularmente ao dentista. Com uma dentição saudável, as pessoas podem comer e falar corretamente e sorrir sem medo de ser feliz.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.