Papilas circunvaladas: o que são e cuidados a considerar

Mulher segurando barra de granola com cara de vergonha

A língua desempenha um papel muito importante no corpo. Algumas pessoas podem dizer que sua melhor função é nos ajudar a saborear os alimentos! A língua contém milhares de botões gustativos, também conhecidos como papilas, entre eles, grandes papilas especializadas chamadas papilas circunvaladas. Essas grandes papilas, também conhecidas como papilas valadas, estão localizadas na parte posterior da língua, perto das amígdalas. Todos os botões gustativos localizam-se na face superior (dorso) da língua e se parecem com pequenas saliências ou protuberâncias.

Saiba mais sobre as papilas circunvaladas

A forma, localização e função das papilas circunvaladas fazem delas papilas gustativas especiais. Em primeiro lugar, elas estão dispostas de forma distinta, formando um V, e a maioria dos adultos tem apenas de 7 a 12 dessas papilas na boca ― o menor número em relação às outras papilas gustativas, de acordo com o National Center for Biotechnology Information. Além disso, contêm glândulas salivares menores que ajudam na digestão. Em geral, segundo a revista Journal of the Canadian Dental Association, acredita-se que as papilas gustativas em diferentes partes da língua respondam a determinados alimentos, como doces, salgados e amargos. As papilas valadas demonstraram identificar gostos amargos ou ruins e, como estão localizadas na parte posterior da língua, contribuem para o reflexo de náuseas. Além disso, é muito difícil enxergá-las e examiná-las sem esticar a língua completamente para fora e sem uma fonte de luz adequada. Muitas vezes, os pacientes podem observá-las por acaso e, ao notar a diferença de forma e tamanho, procuram orientação do dentista ou higienista dental para descartar anormalidades.

Distúrbios do paladar e papilas circunvaladas

Como foi mencionado, essas papilas especiais podem frequentemente ser confundidas com uma condição anormal da boca. Em geral, sua aparência é normal e não há motivo para preocupação. Na maioria das vezes, elas podem ficar inchadas ou inflamadas se você tiver um vírus ou uma infecção, mas isso não é considerado grave.

Em alguns casos, o aumento das papilas valadas pode ser um indício de uma condição mais grave e recomenda-se uma consulta com o dentista ou médico. Muitas vezes, o problema é de natureza viral, mas às vezes pode ser atribuído a outras condições, como refluxo gastroesofágico ou câncer de boca.

Problemas menos graves que afetam as papilas e alteram o paladar podem ser causados por vários fatores, incluindo idade, efeitos colaterais de medicamentos prescritos, algumas doenças e deficiências vitamínicas. A perda de paladar mais comum pode ser atribuída ao trauma, ou seja, queimar a língua com alimentos ou bebidas quentes; nesse caso, o sintoma deve diminuir em cerca de 10 dias.

Cuidados com a língua e as papilas circunvaladas

As papilas circunvaladas e outras papilas gustativas localizadas na nossa língua precisam de muito cuidado para nos ajudar a saborear nossa comida ― um dos grandes prazeres da vida! Não fume, tenha uma boa higiene bucal e procure atendimento odontológico regularmente. Escove os dentes duas vezes ao dia com uma escova dental com limpador de língua e bochechas, que remove as bactérias dos dentes, língua, bochechas e gengiva. Cuidar da nossa língua é fundamental para manter a boca saudável e ter uma boa qualidade de vida.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.