Os bebês devem ingerir flúor?

Mãe escovando os dentes da filha

 

Se você seguir algumas orientações simples e usar a quantidade adequada, o flúor é seguro e recomendado para crianças pequenas. Há muitos grandes benefícios do flúor, sendo que o principal é sua capacidade de fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir a cárie, o que o torna uma ótima maneira de evitar a cárie em crianças e continuar a proteger os dentes permanentes também. No entanto, é importante saber como iniciar o uso de produtos com flúor em crianças adequadamente, de modo que a saúde bucal e dentária delas esteja no caminho certo.

 

Como iniciar o uso de produtos com flúor em crianças

Quando os dentes ainda estão começando a surgir, o flúor desenvolve o esmalte para que ele se torne tão forte quanto necessário para resistir a cavitações e cárie. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), assim que os dentes nascem, os pais devem seguir estas orientações:

 

  • Creme dental fluoretado: Os pais e cuidadores devem começar a escovar os dentes das crianças menores de 3 anos assim que eles nascem, com uma quantidade de creme dental do tamanho de um grão de arroz. Para crianças de 3 a 6 anos de idade pode ser usada uma quantidade do tamanho de uma ervilha.
  • Enxaguante bucal com flúor: Após os 6 anos de idade, inclua esse recurso extra de combate à carie na rotina das crianças.
  • Suplementos de flúor: Prescritos por um médico como comprimidos ou em gotas, são uma ótima alternativa para crianças que moram em regiões com níveis insuficientes de fluoretação da água.
  • Aplicações tópicas de flúor: Géis ou vernizes são procedimentos rotineiros para a maioria das crianças durante as consultas de check-up no dentista. Os vernizes são mais fáceis de aplicar nos dentes das crianças mais novas, permitindo que o tratamento comece desde cedo.

Para prevenir um problema chamado fluorose, ensine seu filho a cuspir o creme dental assim que ele for capaz de fazer isso. A ingestão acidental de flúor em excesso enquanto os dentes ainda estão se desenvolvendo pode causar o surgimento de manchas ou porosidade no esmalte, mas isso não é grave. Saiba mais sobre as orientações pediátricas quanto ao uso do creme dental.

 

Como o flúor previne a cárie

Após o nascimento dos dentes na boca, o flúor no creme dental, enxaguante bucal e até mesmo na água da torneira ajudam o esmalte a manter-se forte para que possa resistir aos ácidos produzidos pelas bactérias bucais quando você come alimentos com açúcar. As crianças são mais suscetíveis à cárie porque o esmalte nos dentes de leite é mais sensível do que o esmalte nos dentes permanentes. Porém, os dentes permanentes também são sensíveis no início. Quando eles irrompem, o esmalte ainda não está totalmente endurecido. De acordo com a ADA, o flúor combina-se com os minerais do esmalte para formar a fluorapatita, tornando o esmalte mais resistente aos ácidos.

 

Fontes de flúor

O flúor é um mineral natural. Então, como você pode ter certeza de que está fornecendo a quantidade adequada de flúor para as crianças de sua família? A melhor maneira é simplesmente abrir a torneira e beber um copo de água. A adição de flúor à água de abastecimento público tem sido uma forma segura e eficaz de prevenir a cárie dentária há mais de 70 anos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos considera a fluoretação uma das 10 maiores conquistas em saúde pública do século XX. Seu amplo sucesso se deve ao fato de ser um meio fácil de fornecer flúor a todas as pessoas de uma comunidade, sem distinção de idade, renda, educação ou acesso a atendimento odontológico.

Sua família prefere água engarrafada ou do filtro? Nem toda água engarrafada pré-embalada contém flúor, então você pode estar perdendo os benefícios de combate à cárie. Além disso, os filtros de água domésticos podem remover esse mineral útil da água da torneira. Se você precisa de um filtro de água, procure um que não remova o flúor da água.

Todos os pais querem que seus filhos cresçam com dentes saudáveis e um lindo sorriso. Uma das melhores maneiras de garantir que seus filhos tenham dentes sem cárie é seguir as recomendações do dentista quanto ao uso de flúor.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.