O que é um odontopediatra?

Mãe e filho visitando o dentista para crianças

A maioria das famílias com crianças pequenas já considerou um pediatra para os cuidados de saúde que exigem especialistas de acordo com a idade, e a odontologia não é diferente. Os odontopediatras cumprem um papel vital na medicina bucal; veja a seguir algumas respostas a dúvidas que talvez você tenha sobre esse profissional.


O que faz um odontopediatra?

Odontopediatras são profissionais que fizeram uma especialização em odontologia voltada para o cuidado de crianças com necessidades especiais ou que precisam de cuidados mais delicados. O programa consiste em dois a três anos de formação adicional após a graduação em odontologia. Os odontopediatras trabalham em estreita colaboração com pediatras e dentistas generalistas, os quais encaminham pacientes selecionados para tratamento dentário especializado, que requer essa formação avançada. A Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) é uma organização de odontopediatras e em seu site é possível encontrar uma boa seleção de referências que explicam o papel desse profissional na odontologia.


Qual a idade dos pacientes dos odontopediatras?

Os odontopediatras podem tratar crianças desde o nascimento até a adolescência. Se uma criança tiver problemas peculiares de desenvolvimento ou precisar ser tratada em ambiente hospitalar devido a outra condição médica, um odontopediatra é especialmente qualificado para fornecer esse tratamento. Em geral, crianças com necessidades especiais que persistem até a fase adulta continuam sendo tratadas pelo odontopediatra após os 18 anos, pois ele conhece a história dentária desses pacientes, bem como os tratamentos e procedimentos especiais necessários antes e depois do tratamento.


Por que escolher um odontopediatra em vez de um dentista generalista?

Todos os dentistas generalistas são capacitados em odontopediatria na faculdade de odontologia, sendo predominantemente ensinados por especialistas em pediatria da equipe. Alguns dentistas generalistas sentem-se mais à vontade do que outros para tratar crianças pequenas, principalmente se seu consultório atende muitas famílias e se estão familiarizados com distúrbios comportamentais comuns que precisam ser abordados durante o tratamento. Mas isso é subjetivo à prática; se um dentista generalista não se sentir à vontade para tratar uma criança pequena ou com necessidades especiais, é necessário um encaminhamento. Procure sempre um profissional credenciado.

 

Quais benefícios os odontopediatras oferecem às crianças?

Prevenção e tratamento são as principais áreas de atuação dos odontopediatras, juntamente com a orientação dos pais e outros profissionais de odontologia sobre o melhor tratamento para as crianças. Os odontopediatras que atuam em faculdades de odontologia e instalações de capacitação hospitalar também fazem pesquisas para o desenvolvimento de melhores métodos de prevenção de problemas de saúde bucal em crianças.

Existem várias referências e materiais educativos na internet para ajudar os pais a se prepararem para a primeira consulta com o dentista de seus filhos e para informá-los sobre os produtos de prevenção da saúde bucal disponíveis. Dê o primeiro passo usando produtos como escova de dente e creme dental apropriados para crianças. Em última análise, no entanto, um odontopediatra pode ser uma ajuda útil para garantir que seus filhos tenham um sorriso saudável durante toda a vida. Juntos, vocês podem atuar para atingir esse objetivo.

Sobre o autor: Dr. Huot é o fundador e CEO da Beachside Dental Consultants Inc. Ele já palestrou em muitos encontros e seus últimos artigos foram publicados no Dental Products Report, Dental Economics, Dental Practice Report, ADA News e periódicos odontológicos estaduais. O Dr. Huot se aposentou recentemente do Corpo de Odontologia da Reserva da Força Aérea dos Estados Unidos após 30 anos de serviço militar, e sua missão mais recente foi como Comandante do 920º Esquadrão de Escalonamento Aeromédico em Patrick AFB, Flórida. Como presidente da Associação de Odontologia em 1994 e presidente da Associação de Odontologia de Atlantic Coast District, Flórida, em 2006, o Dr. Huot é Fellow do American College of Dentists, International College of Dentists, Academy of General Dentistry e Pierre Fauchard Academy.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar durante a VISITA AO DENTISTA

Em sua primeira visita, o dentista vai verificar o histórico de saúde dental completo. Em visitas de acompanhamento, se o seu status de saúde for modificado, não se esqueça de contar ao seu dentista. A seguir, está o que você pode esperar durante a maioria das visitas ao dentista.

  • Limpeza minuciosa – O dentista vai raspar ao longo e abaixo da margem gengival para remover a placa bacteriana e o tártaro formado que pode causar doenças da gengiva, cárie, mau hálito e outros problemas. Em seguida, ele vai polir e utilizar o fio dental em seus dentes.

  • Exame dental completo – Seu dentista vai realizar um exame minucioso em seus dentes, gengiva e boca, observando sinais de doenças ou outros problemas.

  • Raios X – Raios X podem diagnosticar problemas de outra forma não observáveis, como danos as mandíbulas, dentes impactados, abscesso, cistos ou tumores e cárie entre os dentes.