Cuidados Com A Escova Dental E Sua Substituição

Como posso cuidar da minha escova dental?
Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar a escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.

Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.

Com que freqüência devo trocar minha escova dental?
A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses ou quando as cerdas deformarem. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes.

Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.

Como posso proteger minha escova durante viagens?
Uma caixa plástica para escova evitará que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas no seu kit de viagem. Após a escovação, no entanto, você deve deixar a escova secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.