Cuidados dentais em crianças: Fio dental

Embora a escovação seja o ponto central da rotina dental diária de seu filho, o fio dental é muito importante. Passar o fio dental ajuda a remover as partículas de comida e a placa que se acumulam entre os dentes e a linha da gengiva, onde a escova normalmente não alcança. Incorporar a escovação ao cuidado dental de rotina do seu filho deve começar logo que os dentes estiverem em contato entre si. Estabelecer hábitos saudáveis logo cedo é muito importante para boas práticas dentais. Veja algumas dicas para deixar seu filho empolgado com o fio dental.

Crie um calendário de progresso

A maioria das crianças ama ter uma referência visual das conquistas delas. Um jeito criativo de mostrar as conquistas da rotina de cuidados dentais do seu filho é criar um calendário de progresso. Crie um calendário que você pode pendurar no banheiro e deixe seu filho colar um adesivo nele a cada dia após passar o fio dental. Para fazer esta tarefa ainda mais empolgante, ofereça um prêmio para um mês inteiro de adesivos; uma noite de filmes ou ir para a cama mais tarde são boas motivações.

Lidere com exemplo

A melhor maneira de enfatizar a importância do fio dental é garantir que seja parte de sua rotina diária de cuidados dentais. Passar o fio dental na frente do seu filho ajuda a enfatizar a necessidade de praticar hábitos saudáveis de higiene bucal. Lembre-se, as habilidades que você incorpora à rotina de cuidado dental de seu filho hoje perpetuarão para uma vida toda.

Considere opções de fio dental amigáveis

A maioria dos dentistas recomenda usar um pedaço de 45 cm de fio para limpar seus dentes adequadamente. No entanto, para mãos menores, isso pode ser difícil. Seguradores de fio dental para crianças, também chamados de Kid Flossers, são um bom jeito de apresentar a criança ao fio dental, porque são muito mais fáceis de manusear com mãos pequenas. Os Kid Flossers estão disponíveis em uma variedade de cores e estilos.

Divirta-se

A rotina de usar o fio dental transformada de uma obrigação a um evento divertido pode fazer disso uma experiência prazerosa para seu filho. Invente uma história sobre as bactérias nojentas e malvadas que vivem em sua boca e que o incrível herói fio dental vem para salvar o dia. Isso permitirá que seu filho se divirta enquanto foca nesta atividade importante.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.