Maneiras simples de melhorar a saúde bucal

mãe e filha escovando os dentes em frente ao espelho

Você provavelmente não acha que ser mais saudável que um atleta olímpico é algo que possa ser alcançado facilmente, mas, ao adotar alguns hábitos simples para melhorar a saúde bucal, você será digno de uma medalha de ouro. Um estudo recente do London Eastman Dental Institute publicado na revista British Journal of Sports Medicine examinou a saúde bucal dos atletas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e revelou que 55% tinham cárie, 76% gengivite (inflamação ou infecção da gengiva) e 15% periodontite (inflamação ou infecção da gengiva que se espalha para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes). Quase metade desses atletas não havia feito um exame odontológico ou limpeza no ano anterior.

Concluiu-se que a saúde bucal desses atletas era ruim e muitos deles sentiram que isso teve um impacto negativo no seu desempenho atlético e bem-estar.

As ferramentas adequadas para a rotina adequada

A prática da rotina adequada de higiene bucal e o uso das ferramentas certas são formas realmente importantes de melhorar a saúde bucal. O site Mouth Healthy da Associação Americana de Odontologia (ADA) recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e creme dental para ajudar a remover alimentos e placa (uma camada pegajosa de bactérias que se forma na margem gengival e nos dentes). A técnica correta de escovação é posicionar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em direção à margem gengival e fazer movimentos curtos e suaves para frente e para trás. É preciso escovar as superfícies externa, interna e mastigatória de todos os dentes. Escove a língua também ou use um limpador de língua. Use uma escova de dentes que caiba confortavelmente na boca e um creme dental com ingredientes ativos que ajudam a prevenir problemas específicos, como cárie, doença periodontal, mau hálito, acúmulo de tártaro, manchas ou sensibilidade. A ADA também recomenda a inclusão de um limpador interdental, como fio dental, uma vez por dia, como parte da rotina diária para manter a boca saudável.

Outras maneiras de melhorar a saúde bucal

Manter uma dieta equilibrada e limitar petiscos e bebidas com muito açúcar. Consumir grãos integrais, pães e cereais com baixo teor de açúcar, frutas e legumes frescos e proteínas de alta qualidade, como as encontradas em carnes magras, ovos, peixe, queijo e feijão, é a melhor opção alimentar para manter a boca saudável. De acordo com a ADA, frutas, legumes e verduras devem ocupar metade do seu prato, e a outra metade deve ser dividida entre grãos integrais, laticínios com pouca gordura e alimentos com proteína magra. Frutas, legumes e verduras são especialmente benéficos porque mastigar alimentos firmes, ásperos, aquosos e fibrosos, como brócolis, couve-flor, espinafre, maçã e alface, estimula o fluxo de saliva, facilitando a digestão dos alimentos e reduzindo a quantidade de restos de comida na boca. O tofu enriquecido com cálcio pode substituir as fontes de proteína animal.

Ir regularmente ao dentista para fazer exames odontológicos e limpeza profissional. Você deve ir às suas consultas de rotina odontológica duas vezes por ano, mas somente o dentista pode dizer com que frequência você tem que fazer uma avaliação completa e limpeza profissional, com base nas suas necessidades. Se não souber como limpar a boca de maneira adequada, peça que o dentista ensine a técnica correta. Se tiver sintomas, como sangramento ou desconforto na gengiva, não espere pela avaliação regular, pois pode ser um sinal de um problema que requer atenção imediata.

Usar protetor bucal se praticar algum esporte. Protetores bucais ajudam a prevenir lesões, amortecendo golpes nos lábios, dentes e arcadas dentárias ao praticar esportes. Nem todo atleta olímpico toma essa precaução, mas um protetor bucal é a melhor proteção para evitar que seus dentes quebrem ou sejam arrancados. Existem muitos tipos de protetores bucais, portanto, peça ao dentista para ajudá-lo a decidir qual é o mais adequado para você.

Atletas olímpicos são vistos como pessoas saudáveis. Mas o que realmente significa ser saudável? A saúde bucal é uma parte importante do seu bem-estar. Quando você cuida do corpo, deve incluir sua boca ― e isso é simples de fazer.

Sobre a autora: Dianne L. Sefo é higienista dental e educadora em higiene bucal. Participou de várias publicações, trabalhou em consultórios particulares em Nova York e no sul da Califórnia e foi membro do corpo docente do Monroe Community College, da Concorde Careers College ‒ San Diego e da Universidade de Nova York.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.