Quanto tempo deve durar a escovação?

família escovar os dentes no banheiro

Se você se preocupa em manter uma boa higiene bucal, pode estar se perguntando quanto tempo deve durar a escovação para obter melhores resultados. Você quer ter certeza de que os dentes estão limpos o bastante. Então, quanto tempo é suficiente?

Muitos dentistas concordam que a escovação adequada leva pelo menos dois minutos. A Dra. Anna Guarna, dentista há mais de vinte anos em Connecticut, vai além e normalmente pede que seus pacientes escovem os dentes por três minutos — um minuto e meio para cada arcada dentária. A maioria das pessoas não chega nem perto de dois minutos ao escovar os dentes, muito menos de três. Três minutos podem parecer muito tempo - principalmente para as crianças. A Dra. Anna recomenda o uso de um cronômetro para tornar a escovação um pouco mais divertida. Também existem escovas dentais eletrônicas com cronômetro embutido para ajudá-lo a controlar o tempo.

Embora seja importante prestar atenção ao tempo de escovação, é ainda mais importante garantir que todas as superfícies sejam limpas. De acordo com a Dra. Anna, "a técnica de escovação correta é provavelmente mais importante do que a duração".Lembre-se de escovar com movimentos rítmicos e curtos, para frente e para trás ao longo dos dentes e da margem gengival e na superfície de cada dente. Use a ponta da escova para alcançar atrás de cada dente anterior, nas arcadas superior e inferior. Além disso, não se esqueça de passar o fio dental - é tão importante quanto escovar os dentes.

Se você não escovar os dentes pelo tempo suficiente, pode não estar limpando os dentes adequadamente. Se você não remove todas as bactérias dos dentes na escovação, elas podem causar problemas graves, como gengivite ou periodontite. Além disso, de acordo com a Dra. Anna, estudos recentes demonstraram que a placa bacteriana excessiva pode provocar acúmulo de placa nas artérias.

A escovação excessiva pode ser prejudicial? Segundo a Dra. Anna, escovar os dentes por muito tempo não é um problema, o problema é aplicar muita força na escovação. Usar muita força pode causar abrasão do esmalte dos dentes e do tecido gengival, provocando sensibilidade dentinária. A Dra. Anna recomenda tentar usar a mão não dominante para escovar - você pode se surpreender ao perceber quanta pressão está aplicando.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.