casal-com-dentes-perfeitos
Badge field

O que é a halitose? É apenas mau hálito esporádico ou um problema crônico?

Published date field

 

Todos já passamos por isto: comer um pão de alho ou ficar com boca seca e, de repente, perceber que seu hálito não está tão refrescante. Há uma grande diferença entre o mau hálito esporádico, ao qual todo mundo está sujeito, e o desconforto do mau hálito crônico. Ter enxaguante bucal sempre disponível na bolsa não necessariamente soluciona o mau hálito crônico. Então, o que é a halitose e como você e sua família podem lidar com ela? Confira algumas dicas.

Qual a causa da halitose?

A halitose tem diversas causas, algumas delas são muito sérias. Alguns dos principais motivos são:

Partículas de alimentos: alimentos como alho, cebola e outros ingredientes com cheiro forte podem deixar partículas na sua boca e língua, o que resulta em um mau hálito pós-almoço. Felizmente, esse mau hálito é fácil de ser solucionado e não é uma causa crônica da halitose.

Boca Seca: hábitos como fumar e respirar pela boca, bem como alguns medicamentos podem contribuir para a boca seca. A redução do fluxo salivar pode fazer com que as bactérias permaneçam na língua, e isso pode levar ao mau hálito.

Problemas dentais: de acordo a clínica americana, Mayo Clinic, a halitose é geralmente proveniente de doença periodontal e cárie nos dentes. Os problemas dentais podem fazer com que as bactérias se infiltrem nas lesões de cárie ou nas bolsas periodontais causadas pela doença periodontal. Os métodos para melhorar o hálito em curto prazo podem mascarar o problema, mas o odor pode permanecer se a origem do problema não for verificada.

Condições médicas: alguns vírus e doenças, especialmente aqueles que afetam os seios da face, passagens nasais e garganta, podem resultar em halitose. Crianças com hálito desagradável podem estar com resfriado ou sinusite. A Associação Dental Americana explica que o mau hálito também pode ser um sinal para algumas doenças no fígado e no rim.

Como tratar a halitose

Lembre-se de que ela é um problema de curto prazo, então, fique à vontade para usar uma solução imediata. Se seu mau hálito é o resultado de partículas de comida ou boca seca, estimule a produção de saliva para ajudar a remover as bactérias. Ofereça aos seus filhos goma de mascar sem açúcar e use um enxaguante bucal como o Colgate Total que ajuda a remover os germes e as bactérias que causam o mau hálito.

Em geral, é fundamental manter bons hábitos de higiene bucal, como escovar bem os dentes após cada refeição. Use uma pasta de dente para mau hálito que contenha ingredientes eficazes na remoção da placa bacteriana, evitando que ela se acumule e cause halitose. Este cuidado diário é essencial para garantir um hálito fresco e saudável.

Se seu mau hálito for resultado de um problema crônico, como cárie ou uma condição médica, será necessário consultar um profissional em saúde bucal, pois a goma de mascar e o enxaguante bucal só vão mascarar o problema por um período. Se você tiver um problema bucal, consulte seu dentista. Se você suspeita de que o problema tenha outra origem, consulte um médico de confiança.

Agora que você já sabe o que é a halitose, saiba que não está sozinho. Segundo a Sociedade Dental de Massachusetts, 25% das pessoas sofrem com algum tipo de halitose. Tratar a origem do problema ajuda você a ter um hálito mais fresco em qualquer lugar e a qualquer hora.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.