Os distúrbios alimentares incluem anorexia nervosa, bulimia e compulsão alimentar. Todos esses três distúrbios têm efeito negativo na boca. Pessoas com anorexia têm medo de ganhar peso ou engordar, mesmo quando estão muito abaixo do peso. Elas limitam a ingestão de alimentos, praticam exercício excessivamente e, depois de comer sentem-se compelidas a provocar o vômito, usar laxantes, enemas (lavagem intestinal) ou diuréticos para livrar seu corpo do excesso de peso.
A bulimia é descrita como a ingestão excessiva de alimentos várias vezes na semana ou, nos casos mais graves, várias vezes ao dia. Esse desejo incontrolável faz com que a alimentação seja pouco saudável, excessiva em alimentos doces e gordurosos e também seja seguida por purga que inclui vômitos autoinduzidos e uso de diurético, laxante e enema. Os estudos mostram que 89% dos bulímicos mostram sinais de danos na boca e nos dentes.
Os comedores compulsivos foram anteriormente classificados como viciados em comida. Eles comem demais durante períodos curtos de tempo e não conseguem controlar esses impulsos. São diferentes dos bulímicos na medida em que, normalmente, não utilizam técnicas de purga para livrar seus corpos do excesso de peso. Em vez disso, sentem-se extremamente culpados e com remorsos, fazendo com que o comportamento compulsivo continue. A compulsão alimentar foi identificada como igualmente prevalente em homens e mulheres.