Mulher sorrindo para o espelho após usar a sua escova interdental
Badge field

Escova interdental: vantagens de usar e uma opção ideal para você

Published date field

Sabe aquela região da boca que a escova comum não alcança? Esses pontos da sua boca não vão mudar de lugar, mas você pode alcançá-los com mais facilidade com a escova interdental porque ela limpa mais facilmente os espaços entre os dentes.

Ou seja, ela é mais uma aliada para você que quer ter a sua boca sempre saudável, removendo a placa bacteriana e os restos de alimentos que vão se acumulando.

E se você não conhece ou não tem intimidade com esse tipo de escova, sem problema. Neste conteúdo, você vai ver porque a escova interdental ortodôntica pode prevenir a inflamação gengival, evitar as cáries e criar um sorriso mais saudável!

 

Para começar: o que é e para que serve a escova interdental

Talvez você já tenha visto esse item na farmácia ou mercado e se perguntado: para que serve a escova interdental?

Normalmente, ela é formada por um pequeno cabo com cerdas pequenas e macias na ponta. Dependendo do modelo, as cerdas podem ser retas ou mais anguladas.

Por isso, ela é muito eficaz para remover a placa bacteriana dos espaços interdentais, região onde a placa bacteriana pode se desenvolver, transformando-se em tártaro e até evoluindo para uma cárie.

 

4 benefícios de usar uma escova interdental para você anotar

Uma das principais vantagens da escovinha interdental é facilitar a limpeza dos dentes em locais em que a escova tradicional não alcança. Mas ela também tem outros benefícios, principalmente para pessoas que usam aparelhos ortodônticos.

Para entender porque esse modelo de escova é um dos favoritos de quem não consegue usar o fio dental ou a escova convencional, vale a pena conferir os próximos tópicos.

1. Boa para quem usa aparelhos ortodônticos e próteses

Os bráquetes e fios do aparelho ortodôntico dificultam o acesso da escova tradicional entre os dentes. Mas o formato das cerdas da escova interdental facilita essa limpeza, removendo a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que se acumulam nessa área.

O mesmo vale para quem usa prótese dentária, já que o espaço entre ela e os dentes naturais também pode acumular bactérias – resultando em mau hálito e outros problemas periodontais.

2. Limpeza eficaz dos espaços interdentais

Apesar de ser muito eficiente para quem usa aparelho fixo tradicional, a escova interdental também é recomendada para todas as pessoas. Afinal, a placa bacteriana pode se formar em qualquer dentição que não conta com uma boa higiene bucal.

Por isso, invista em uma boa limpeza interdental e experimente uma higiene completa, com cerdas pequenas e finas que alcançam os espaços apertados entre os dentes!

3. Melhora da saúde gengival

Usando a escova na higiene bucal diária, é possível até mesmo melhorar a saúde da gengiva. Afinal, a placa bacteriana acumulada entre os dentes pode inflamar a gengiva, causando a temida gengivite.

Além disso, a escovinha interdental também ajuda a estimular as gengivas, melhorando a circulação sanguínea e fortalecendo a saúde gengival!

4. Complemento à escovação regular

Como você pôde perceber, a escova interdental ortodôntica impede a ação de microrganismos, prevenindo o acúmulo de bactérias e o temido mau hálito.

Ou seja, enquanto a escova tradicional higieniza as superfícies dos dentes, a escova interdental alcança as áreas de difícil acesso. Duas ferramentas poderosas que, quando usadas em conjunto, deixam a boca ainda mais limpa e saudável!

 

Uma excelente opção de escova interdental ortodôntica para você

As escovas interdentais Colgate foram desenvolvidas para remover a sujeira mais difícil de alcançar. Se você está em busca de uma limpeza completa da boca, pode contar com duas soluções eficazes. Veja só:

Colgate Total Interdental

Cerda tri-proxy com design exclusivo que fornece um desempenho eficaz na limpeza. A escova Colgate Total Interdental ajuda a remover a placa bacteriana dos espaços onde a cárie pode aparecer. Com o cabo estendido, você consegue alcançar com facilidade qualquer área da boca.

 

Dúvidas frequentes sobre escova interdental

Como usar a escova interdental Colgate?

A escova interdental Colgate deve ser usada entre os dentes em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva. Faça movimentos suaves de vai e vem, deslizando a escova para frente e para trás. Na arcada superior, a ponta da escova deve apontar para cima, enquanto na arcada inferior, a ponta deve apontar para baixo. Não esqueça de trocar a sua escova dental após ficar doente ou a cada 3 meses.

A escovação com a escova interdental substitui a escovação normal?

Não. A limpeza interdental deve ser um complemento da escovação tradicional. Afinal, a escova comum é eficaz para tirar a placa bacteriana e os resíduos alimentares das superfícies dos dentes, das áreas próximas a linha da gengiva e da língua.

Como escovar os dentes com aparelho?

Para garantir uma higiene eficaz, experimente usar a escova interdental da Colgate para limpar ao redor do aparelho. Faça movimentos perpendiculares de vai e vem em toda a superfície do aparelho, passando por baixo do fio e também na frente dos bráquetes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.