O Aumento Do Uso Do Narguilé Entre Os Adolescentes

Embora o consumo de cigarros entre os adolescentes esteja diminuindo, o uso de outras formas de fumo vem aumentando – inclusive a prática antiga de fumar tabaco especial aromatizado com o narguilé.

Um novo estudo chamado “O uso de Narguilé entre os alunos americanos do último ano do ensino médio”, publicado on-line em 07 de julho na revista Pediatrics, analisou os dados levantados no ‘Monitoramento do Futuro’, um estudo anual e contínuo em todo o país sobre os comportamentos, atitudes e valores de cerca de 15.000 alunos do ensino médio dos EUA.

Os pesquisadores avaliaram os dados de 5.540 estudantes que foram questionados sobre o uso do narguilé entre 2010 e 2012. Eles descobriram que cerca de 1 em cada 5 alunos do ensino médio tinham fumado narguilé pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Os alunos que fumavam cigarros, e aqueles que já tinham usado álcool, maconha ou outras substâncias ilícitas eram mais propensos a usar narguilé.

"O que achamos mais interessante é que os alunos de nível socioeconômico mais elevado parecem estar mais propensos a usar o narguilé", disse Joseph J. Palamar, Ph.D. e MsD, pesquisador e professor-assistente de Saúde da População no NYU Langone Medical Center . "Surpreendentemente, os alunos com pais mais escolarizados ou renda mais alta estão entre os que apresentam maior propensão de uso. Descobrimos também que o uso do narguilé é mais comum nas cidades, especialmente nos grandes centros urbanos.

“O uso de cigarros diminuiu em 33% na última década nos EUA, enquanto o uso de alternativas de fumo, como o narguilé, aumentou a um índice alarmante 123%”, disse o coautor Michael Weitzman, MsD, professor de Pediatria e de Medicina Ambiental no NYULMC. "Isto é particularmente preocupante dada a percepção pública errônea de que o uso de narguilé é uma alternativa segura ao cigarro, enquanto que as evidências sugerem que ele é ainda mais prejudicial à saúde."

E, como a prática de usar o narguilé ganhou popularidade entre os mais jovens, chegam ao mercado as canetas narguilé e vapor de pedra, variedades de narguilé eletrônicos, similares aos cigarros eletrônicos.

“Estes pequenos e engenhosos dispositivos provavelmente vão atrair os consumidores curiosos, possivelmente, até mesmo entre os fumantes que usam outras formas que não o cigarro”, disse o Dr. Palamar. “E, ao contrário dos cigarros, o narguilé possui uma variedade de sabores e diminui a chance de que os usuários fiquem com odor do cigarro impregnadoapós o uso. Isso permite que alguns deles escondam dos pais ou colegas a sua utilização”.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, usar o narguilé pode ser tão prejudicial quanto os cigarros, uma vez que os usuários ficam expostos a vários agentes tóxicos conhecidos por causar câncer de pulmão, bexiga e bucal.

Entre outros riscos estão as doenças cardiovasculares e infecções causadas por compartilhar o narguilé com outros fumantes. Para mais detalhes sobre os riscos à saúde, visite o site da CDC.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Ocorrências comuns de cuidados bucais para ADOLESCENTES

No decorrer do crescimento dos adolescentes, eles enfrentam determinadas questões dentais, como a colocação de aparelho ou remoção do dente do siso. Muitos desses procedimentos são parte normal da vida, enquanto outros são etapas proativas para ajudar a garantir saúde bucal para o resto da vida.

A seguir, encontram-se alguns bons tópicos para discutir com os adolescentes:

  • Causas do mau hálito - Mau hálito ou halitose geralmente é causado por bactérias formadas na língua. Em diversos casos, uma simples mudança nos hábitos de higiene bucal pode amenizar o problema, começando com uma boa higiene bucal, escovação da língua e visitas regulares ao dentista.

  • Opções de branqueamento – O branqueamento pode ser feito com cremes dentais branqueadores, enxaguatórios bucais e escovas de dente. O dentista também oferece opções de tratamento de branqueamento que são feitas no consultório e em casa.

  • Utilização do tabaco – Produtos de tabaco contêm toxinas que podem causar sérios tipos de câncer, gengivite, mau hálito, descoloração do dente e senso diminuído de cheiros. É mais fácil parar com o hábito de fumar cedo do que mais tarde.

  • Piercings orais – Piercings orais podem ter efeitos adversos na saúde de sua língua, lábios, bochechas e úvula. Problemas orais associados com joias engolidas/aspiradas, danos à fala, dentes fraturados e recessão da gengiva podem ocorrer.

Está tudo mudando? Não se esqueça de cuidar de seus dentes.

Muitas mudanças ocorrem durante a adolescência, mas isso não significa que seus dentes devem sofrer. Tenha uma boa higiene bucal usando um de nossos produtos apropriados para adolescentes.