Introdução

Aparelhos ortodônticos, terceiros molares e má respiração são apenas algumas das novidades que os adolescentes têm de experimentar quando passam pela transição da infância à vida adulta. Uma vez que eles estão ocupados com a escola, trabalhos, esportes e atividades sociais, — além de comer muitas besteiras — você tem de lidar com prováveis problemas dentários, como a cárie.

A melhor maneira de cultivar um sorriso bonito e dentes saudáveis é continuar com os bons hábitos bucais iniciados desde a infância.

A seguir, confira algumas dicas para ajudar seu filho a passar pela adolescência livre de cárie:

Estimule-o a cuidar bem de seus dentes. Isso significa escová-los pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental fluoretado e passar o fio dental todos os dias. Adolescentes se preocupam muito com a aparência. Ajude-os a compreender que uma má higiene bucal pode levar a manchas nos dentes, mau hálito, perda de dentes e a muitos outros problemas dentários.

Seja um bom exemplo. Se você cuidar de seus dentes, seu filho verá que uma boa saúde bucal é importante para você. Dê o bom exemplo.

Tenha vários produtos de saúde bucal à disposição, como escovas de dente macias, fio dental com sabor ou fio dental, e creme dental com sabor agradável. Você pode mantê-los até mesmo na cozinha, para uso rápido quando os adolescentes estiverem com pressa.

Não compre besteiras. Em vez disso, mantenha várias frutas e vegetais em casa para os lanches.

Converse com seus filhos a respeito dos perigos do tabagismo e dos danos causados à saúde bucal. Além disso, visto que alguns adolescentes sofrem pressões sociais para começar a fumar ou usar piercings na boca, é importante que os pais conversem sobre os perigos para que eles conheçam as consequências.

Compreensão

Conforme crescem, os adolescentes se deparam com alguns problemas dentários, como o uso de aparelhos ortodônticos ou a extração de seus dentes do siso. Muitos desses procedimentos fazem parte desse período da vida, enquanto outros são procedimentos preventivos para garantir a saúde bucal por toda a vida.

A seguir, confira alguns fatores que você pode compartilhar com seu filho:

Aparelhos ortodônticos representam muito mais que um sorriso bonito. Dentes alinhados são mais fáceis de serem limpos, ajudam a manter a gengiva saudável e proporcionam uma boa aparência.

Dentes do siso, também chamados de terceiros molares, muitas vezes não possuem espaço para nascer durante os últimos anos da adolescência e o início da vida adulta. Dentes do siso sem espaço para erupcionar podem danificar os dentes mais próximos ou causar uma infecção.

Mau hálito, ou halitose, é causado normalmente por bactérias que se formam na língua. Em muitos casos, uma simples mudança nos hábitos de higiene bucal de seu filho pode melhorar o hálito, como escovar a língua e fazer visitas regulares ao dentista.

É possível manter os dentes brancos usando cremes dentais de branqueamento, enxaguantes bucais e escovas de dente. O dentista pode oferecer opções de branqueamento que são feitas no consultório odontológico ou em casa.

Produtos com tabaco contêm toxinas que podem causar vários tipos de câncer, doenças gengivais, mau hálito e amarelamento do dente.É mais fácil abandonar o hábito de fumar logo no início do que mais tarde.

Piercings na boca podem trazer efeitos adversos à saúde de sua língua, lábios e úvula. Podem ocorrer problemas bucais associados a bijuterias engolidas/aspiradas, dificuldades para falar, dentes quebrados e retração da gengiva. Dentistas são um grande recurso na instrução de adolescentes quanto aos potenciais perigos e complicações de piercings na boca.

Planejamento

Cuidar de seus dentes significa protegê-los a todo o momento. Dependendo de onde você estiver e do que você estiver fazendo, algumas medidas podem ajudar a prevenir ferimentos e infecções.

Prática de esportes

Por conta da natureza própria de certos esportes — principalmente futebol, hóquei, baseball e basquete —, recomenda-se o uso de um protetor bucal, que cobre os dentes superiores e auxilia a amortecer impactos no rosto, minimizando o risco de dentes quebrados e ferimentos nos tecidos mais delicados da boca. Protetores bucais também podem reduzir o risco de trincas ou quebras dos dentes ao praticar esportes de contato, além de ajudar também a proteger os dentes, lábios, língua, face e mandíbula.

Escovação e fio dental com aparelho ortodôntico

Se sua higiene dental não era das melhores antes da instalação do aparelho ortodôntico, chegou a hora de mudar. Cuidar de seus dentes e gengiva é ainda mais importante quando você usa um aparelho ortodôntico e esse cuidado requer tempo para escovar seus dentes e passar o fio dental regularmente. Use uma escova de dente com cerdas macias, creme dental com flúor e não use muita força ao escovar os dentes e passar o fio dental para remover resíduos de comida e placa(biofilme dental) dos espaços entre seus dentes e gengiva e entre os brackets do aparelho ortodôntico.

Confira algumas dicas adicionais:

Escove os dentes e passe o fio dental após as refeições para ajudar a tirar alimentos presos entre os dentes ou nos fios metálicos de seu aparelho ou nos brackets.

Use o fio dental corretamente. Utilizando um passa fio, cuidadosamente posicione-o sobre os fios metálicos do aparelho e, então, passe-o entre dois dentes. Faça uma forma de C ao redor do dente e mova-o entre os dentes para remover a placa (biofilme dental) e os resíduos de comida na margem da gengiva ou abaixo dela.

Evite alimentos pegajosos, borrachóides ou muito duros, como caramelos, balas de mascar ou pipocas. Evite também morder gelo.

Adolescentes que roem unhas ou mastigam canetas podem danificar seus aparelhos.

Cirurgia do dente do siso

Extrações cirúrgicas, em casos de extração de dentes do siso inclusos, geralmente causam mais dor após o procedimento do que extrações simples. O nível de desconforto e a duração dele depende da dificuldade de remoção do(s) dente(s). O dentista poderá prescrever um remédio contra a dor por alguns dias e poderá sugerir um remédio antiinflamatório. A maior parte da dor desaparece após alguns dias.

Está tudo mudando? Não se esqueça de cuidar de seus dentes.

Muitas mudanças ocorrem durante a adolescência, mas isso não significa que seus dentes devem sofrer. Tenha uma boa higiene bucal usando um de nossos produtos apropriados para adolescentes.

  • Sorriso Xtreme White Brilho 5 Estrelas

    Conheça o creme dental branqueador Sorriso® Xtreme White Brilho 5 Estrelas. Sua fórmula deixa os dentes mais brancos e brilhantes em duas semanas.
  • Colgate® SlimSoft™

    Cerdas 17x mais finas para uma limpeza mais profunda. Desenvolvida com a tecnologia de ponta de Colgate, suas cerdas superfinas funcionam em perfeita harmonia com a escova, removendo as partículas mais difíceis entre os dentes e as gengivas.
  • Colgate® Plax Ice Infinity

    Colgate Plax Ice Infinity - enxaguante bucal que protege da cárie, mau hálito, placa bacteriana e gengivite.