Gestação E As Preocupações Com A Saúde Bucal

Se você estiver grávida, há coisas que você deve saber sobre sua saúde bucal.

De acordo com um estudo do Dr. Steven Offenbacher, professor da University of North Carolina School of Dentistry, uma boca saudável pode auxiliar na redução do risco de nascimento de bebês prematuros e complicações resultantes.

“Nossas descobertas indicam que a progressão de doença periodontal durante a gestação contribui para partos pré-termo e especialmente os muito prematuros (menos de 32 semanas), o que coloca o bebê em alto risco para problemas neonatais e de incapacidade”, diz o Dr. Offenbacher.

O baixo peso nos nascimentos de prematuros é considerado uma conseqüência de uma gestação desfavorável. Pesquisas mostram que isso pode ocorrer como resultado de inflamação e infecção no corpo da mãe, o que pode interferir no desenvolvimento da placenta e do feto e também desencadear contrações uterinas e dilatação cervical, conduzindo à prematuridade, de acordo com uma publicação da American Dental Association.

Devido ao aumento dos níveis hormonais do corpo durante a gestação, muitas mulheres desenvolvem gengivite e aumento da sensibilidade nas suas gengivas. Tipicamente, isto ocorre entre o segundo e o oitavo mês e podem ocasionar sangramento da gengiva durante a escovação, sensibilidade, vermelhidão e inflamação. Isso se deve ao aumento do nível de progesterona.

Resultados de estudos em andamento, de acordo com a publicação, podem provar eventualmente que um exame bucal e avaliação para possível tratamento periodontal podem ser parte importante do pré-natal da mulher e de cuidados na gestação.

Para manter sua boca saudável, a American Dental Association recomenda escovação duas vezes por dia com creme dental fluoretado para remover a placa e uso do fio dental diariamente. Para mais informações sobre cuidados com os dentes e gengiva durante a gestação, visite "www.ada.org/public/topics/pregnancy.asp" (artigo em inglês).

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Condições comuns durante a GRAVIDEZ

Para ajudar a diminuir quaisquer riscos durante a gravidez, existem algumas recomendações gerais e algumas condições comuns a serem observadas:

  • Gengivite  – Durante a gravidez, os dentes e as gengivas precisam de cuidados especiais. A escovação regular duas vezes por dia, utilização do fio dental uma vez por dia, ingestão de uma dieta balanceada a visitas regulares ao dentista ajudarão a reduzir os problemas dentais que acompanham a gravidez.

  • Erosão do esmalte – Para algumas mulheres, enjoos matinais são os principais sintomas da gravidez. Em conjunto com a náusea, estão ácidos adicionais que, se deixados na boca, podem erodir os dentes. Certifique-se de enxaguar a boca com água ou fluoreto para manter os níveis ácidos sob controle.

  • Boca seca –A boca seca durante a gravidez pode colocar mulheres em risco maior de problemas como cárie nos dentes e infecções. Beba quantidades abundantes de água para permanecer hidratada e mastigue chiclete sem açúcar para aumentar a produção de saliva.

A gengiva inflamada está estragando seu dia?

Gengiva inflamada não é brincadeira; ainda bem que a Colgate possui respostas para você. Experimente um de nossos produtos para ter gengiva saudáveis.