Adultos Mais Idosos Podem Ser Suscetíveis À Boca Seca

O fluxo reduzido de saliva que resulta em boca seca é um problema comum entre adultos mais idosos. A boca seca, uma condição conhecida como xerostomia, pode ser causada por certos problemas de saúde e é, freqüentemente, um efeito colateral de medicações.

As medicações que podem causar boca seca incluem anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, medicamentos para hipertensão, relaxantes musculares, drogas para incontinência urinária, medicações para doença de Parkinson, antidepressivos e muitas outras.

A falta de saliva irrita os tecidos moles da boca, que podem se tornar inflamados e mais suscetíveis à infecção. Sem os efeitos de limpeza da saliva, a cárie dentária e outros problemas de saúde bucal se tornam mais comuns.

Pacientes que usam inaladores bucais para asma freqüentemente desenvolvem candidíase bucal, uma infecção por fungo à qual as pessoas com boca seca ficam propensas, e são estimuladas a enxaguar a boca com água depois de usarem o inalador.

Alguns dos problemas comuns associados com boca seca incluem dor de garganta constante, sensação de queimação, problemas com a fala, dificuldade de engolir, rouquidão ou vias nasais secas. Se não tratada, a boca seca pode danificar os dentes. Sem a saliva adequada para lubrificar a boca, remover os alimentos e neutralizar os ácidos produzidos pela placa pode ocorrer um surto de cárie dentária.

Seu dentista pode recomendar vários métodos para restaurar a umidade. Balas ou gomas de mascar sem açúcar estimulam o fluxo salivar, e a umidade pode ser reposta usando-se saliva artificial e enxaguatórios bucais.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns para ADULTOS COM MAIS DE 55 ANOS

  • Gengivite
    Essa condição potencialmente séria ocorre quando os tecidos da gengiva próximos aos dentes se tornam infectados devido à construção de placa nos dentes e gengiva. A gengivite é a primeira etapa da doença periodontal e é reconhecida por gengivas inchada, vermelha ou sangrando. A doença periodontal é uma preocupação para adultos mais velhos por diversas razões, incluindo a construção de placa nos dentes e gengiva pelo não desenvolvimento de hábitos de cuidados de saúde bucal adequados previamente.

  • Cárie nos dentes ou na raiz
    Mesmo com mais de 55 anos, adultos ainda podem desenvolver cárie nos dentes ou nas raízes se a recessão da gengiva ocorrer. É importante para adultos mais velhos limpar de forma eficiente a gengiva, os dentes e as superfícies expostas de raízes para remoção de placa dental e restos de alimentos.

  • Dentes sensíveis
    Em determinado momento, todos nós já tomamos um bom e frio copo de água, somente para fazer uma careta mediante a sensação precisa de formigamento em nossos dentes. Diversos fatores causam a sensibilidade dentária, incluindo escovar muito agressivamente com uma escova de cerdas duras, desgaste do esmalte do dente ou dentes trincados ou fraturados.

Ajude sua boca a envelhecer com elegância

Cuidar de sua boca ainda é essencial. Experimente um de nossos produtos para ajudar a manter os sorrisos saudáveis em qualquer idade.