Irrupção Dos Dentes: Um Passo No Caminho Do Crescimento

Embora os recém-nascidos geralmente não possuam dentes aparentes, a maioria tem pelo menos um conjunto parcialmente desenvolvido de dentes decíduos, ou dentes de leite, que começam a aparecer geralmente seis meses após o nascimento. Durante os primeiros anos de vida, todos os 20 dentes decíduos irromperão pela gengiva. A maioria das crianças apresenta o conjunto completo dos dentes decíduos na boca aos três anos de idade.

Enquanto os dentes irrompem, alguns bebês podem ficar incomodados, com dificuldade para dormir e irritadiços, perder o apetite ou babar mais do que de costume. Diarréia, erupções cutâneas e febre não são normais na fase de irrupção. Se seu bebê apresentar febre ou diarréia ou continuar mal-humorado e desconfortável, procure seu médico.

Durante a irrupção de um dente, pode-se desenvolver um cisto. O dente acabará rompendo esse saco com conteúdo aquoso ao empurrá-lo através da gengiva. Cistos de erupção geralmente são inofensivos e não requerem tratamento. Alguns bebês podem apresentar gengiva sensível quando os dentes começam a irromper. Esfregar delicadamente a gengiva da criança com um dedo limpo, uma colher pequena e fria ou uma gaze molhada pode trazer algum conforto. Um mordedor limpo para a criança mastigar também pode ser útil. Seu dentista ou pediatra pode recomendar uma chupeta, um mordedor ou uma pomada "anestésica" para a gengiva.

Quando os dentes começarem a irromper, escove-os com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Supervisione a escovação para ter certeza que a criança não engula o creme dental.

Após o aparecimento do primeiro dente do seu filho, porém antes do aniversário de um ano, inicie os check-ups odontológicos regulares.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?