Irrupção Dos Dentes: Um Passo No Caminho Do Crescimento

Embora os recém-nascidos geralmente não possuam dentes aparentes, a maioria tem pelo menos um conjunto parcialmente desenvolvido de dentes decíduos, ou dentes de leite, que começam a aparecer geralmente seis meses após o nascimento. Durante os primeiros anos de vida, todos os 20 dentes decíduos irromperão pela gengiva. A maioria das crianças apresenta o conjunto completo dos dentes decíduos na boca aos três anos de idade.

Enquanto os dentes irrompem, alguns bebês podem ficar incomodados, com dificuldade para dormir e irritadiços, perder o apetite ou babar mais do que de costume. Diarréia, erupções cutâneas e febre não são normais na fase de irrupção. Se seu bebê apresentar febre ou diarréia ou continuar mal-humorado e desconfortável, procure seu médico.

Durante a irrupção de um dente, pode-se desenvolver um cisto. O dente acabará rompendo esse saco com conteúdo aquoso ao empurrá-lo através da gengiva. Cistos de erupção geralmente são inofensivos e não requerem tratamento. Alguns bebês podem apresentar gengiva sensível quando os dentes começam a irromper. Esfregar delicadamente a gengiva da criança com um dedo limpo, uma colher pequena e fria ou uma gaze molhada pode trazer algum conforto. Um mordedor limpo para a criança mastigar também pode ser útil. Seu dentista ou pediatra pode recomendar uma chupeta, um mordedor ou uma pomada "anestésica" para a gengiva.

Quando os dentes começarem a irromper, escove-os com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Supervisione a escovação para ter certeza que a criança não engula o creme dental.

Após o aparecimento do primeiro dente do seu filho, porém antes do aniversário de um ano, inicie os check-ups odontológicos regulares.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.