Por que usar elásticos ortodônticos com o aparelho?

Criança com aparelhos sorrindo

Por que os ortodontistas usam elásticos ortodônticos com o aparelho? Os elásticos são uma parte importante do tratamento ortodôntico; eles fornecem a força necessária para mover os dentes e a mandíbula para proporcionar o alinhamento adequado. O aparelho ortodôntico é composto por várias partes:

  • Primeiro, temos os bráquetes, que são as peças de metal quadradas coladas diretamente nos dentes.
  • Através dos bráquetes, passa o arco metálico, que, quando preso a eles, promove a força que ajuda a movimentar os dentes.
  • Para prender o arco metálico aos bráquetes, temos as ligaduras. As ligaduras são os pequenos elásticos que envolvem cada bráquete para manter o arco metálico no lugar. Essa é parte do aparelho que menos incomoda as crianças, porque elas podem escolher suas cores. Esses pequenos elásticos permanecem no aparelho entre as visitas; o ortodontista irá trocá-los cada vez que o arco metálico for apertado ou o aparelho for ajustado.

A última parte do aparelho são os elásticos intermaxilares, usados para corrigir a posição da mordida e da mandíbula. Eles são conectados aos bráquetes por ganchos, geralmente ligando o bráquete do dente superior ao do inferior para ajudar a ajustar a posição dos dentes na boca e a posição da mandíbula. Os elásticos intermaxilares ajudam a garantir o alinhamento correto dos dentes do seu filho.

Eles devem ser removidos durante as refeições e também aos escovar os dentes e o aparelho ortodôntico. Além disso, costumam ser substituídos diariamente por causa do desgaste que sofrem.

Nem toda criança que usa aparelho ortodôntico precisará usar elásticos intermaxilares; o uso dependerá do alinhamento da mandíbula da criança e da recomendação do ortodontista ao paciente e aos pais com base no modelo dos dentes e no tratamento recomendado.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas de cuidado bucal para ORTODONTIA ADULTA

  • Utilização do fio dental – Criar uma rotina de uso do fio dental é importante durante o tratamento odontológico. Ortodontistas podem recomendar escovas de dente interdentais ou rosqueadores para o fio, para facilitar o acesso entre os dentes.

  • Rotina de escovação dentária – Usar creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias são ideais para a limpeza dos dentes com aparelho. Comece escovando em um ângulo de 45 graus na margem gengival utilizando movimentos circulares pequenos. Depois, posicione a escova de dentes na parte superior dos bráquetes, indo para baixo para escovar a parte superior de cada bráquete. Finalmente, reposicione a escova para escovar a parte inferior do bráquete, bem como o aro, posicionando a escova para cima.

  • Bochecho com flúor – Após escovar os dentes e utilizar o fio dental, enxágue a boca com um bochecho com flúor para auxiliar a prevenção de cárie e manchas brancas.

  • Protetores bucais – Utilize um protetor bucal caso participe de esportes. Os protetores podem proteger as bochechas e os lábios de cortes graves e podem prevenir danos aos aparelhos ou aplicações odontológicas em caso de queda ou se você for atingido no rosto.

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro.

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Use um de nossos produtos para tornar esse processo mais fácil.