Dentes Mais Alinhados Podem Melhorar A Saúde Bucal

Há muitas razões para um dentista recomendar o uso de aparelho ortodôntico.

Ele é usado para corrigir má oclusão (mordida errada), um problema causado por dentes apinhados, tortos ou protruídos; dentes que estão desalinhados; ou arcadas que não se encaixam devidamente. A má oclusão pode ser hereditária, ou pode ser resultado de chupar o dedo, da perda prematura do dente ou de um acidente.

A correção do problema pode resultar numa melhor saúde bucal, porque dentes apinhados e tortos podem dificultar a higiene bucal diária. Com o tempo, isso pode facilitar a cárie dentária, doença periodontal e possivelmente as perdas dentárias. Uma mordida incorreta pode interferir na mastigação e na fala, causar desgaste anormal ao esmalte do dente e levar a problemas com as arcadas.

O tratamento ortodôntico na maioria das vezes é mais confortável e requer menos tempo do que há alguns anos. As peças podem ser mais discretas, caso o paciente prefira.

Os brackets (parte do aparelho que é colada ao dente) são menores. Alguns brackets são fixados na parte interna dos dentes, deixando-os menos visíveis.

Existem dois tipos de aparelhos disponíveis: fixos, que são usados o tempo todo e só podem ser removidos pelo dentista; e os removíveis, que o paciente pode tirar da boca. O dentista escolhe o tipo baseado nas necessidades de tratamento do paciente e na forma como o paciente irá seguir as instruções de cuidados e higiene bucal.

Embora os planos de tratamento sejam feitos para cada paciente, a maioria das pessoas usa o seu aparelho pelo período de um a três anos, dependendo das correções necessárias. Isso é seguido por um período usando uma contenção, que mantém os dentes na sua nova posição. Apesar de um pequeno desconforto durante o tratamento, os aparelhos atuais são mais confortáveis do que antes. Materiais mais modernos exercem uma força suave e constante para mover os dentes e normalmente requerem menos ajustes.

Uma boa higiene bucal é essencial para pessoas que usam aparelhos.

Escovação regular, conforme recomendado pelo dentista, uso de fio dental diariamente e avaliações periódicas podem ajudar a manter os dentes saudáveis.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas de cuidado bucal para ORTODONTIA ADULTA

  • Utilização do fio dental – Criar uma rotina de uso do fio dental é importante durante o tratamento odontológico. Ortodontistas podem recomendar escovas de dente interdentais ou rosqueadores para o fio, para facilitar o acesso entre os dentes.

  • Rotina de escovação dentária – Usar creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias são ideais para a limpeza dos dentes com aparelho. Comece escovando em um ângulo de 45 graus na margem gengival utilizando movimentos circulares pequenos. Depois, posicione a escova de dentes na parte superior dos bráquetes, indo para baixo para escovar a parte superior de cada bráquete. Finalmente, reposicione a escova para escovar a parte inferior do bráquete, bem como o aro, posicionando a escova para cima.

  • Bochecho com flúor – Após escovar os dentes e utilizar o fio dental, enxágue a boca com um bochecho com flúor para auxiliar a prevenção de cárie e manchas brancas.

  • Protetores bucais – Utilize um protetor bucal caso participe de esportes. Os protetores podem proteger as bochechas e os lábios de cortes graves e podem prevenir danos aos aparelhos ou aplicações odontológicas em caso de queda ou se você for atingido no rosto.

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro.

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Use um de nossos produtos para tornar esse processo mais fácil.