Resumo

A ortodontia é uma especialidade em odontologia cujo objetivo é o alinhamento dos dentes para a melhoria da saúde bucal e do sorriso da pessoa. Os ortodontistas irão diagnosticar, tratar e prevenir dentes desalinhados com o auxílio de aparelhos ortodônticos, que podem ser aparelhos fixos aos dentes ou aparelhos removíveis. Eles podem ser utilizados para realinhar os dentes, corrigir uma mordida(oclusão) e fechar espaços entre os dentes. Sabe-se que dentes tortos ou desalinhados são mais difíceis de limpar e correm o risco de serem perdidos mais cedo devido ao desgaste do dente ou a doenças periodontais.

Benefícios

Os benefícios da ortodontia incluem uma boca mais saudável, uma aparência mais harmônica e uma mordida mais balanceada e que proteja seus dentes.

Cuidados

Uma boa higiene bucal é muito importante quando usamos aparelhos ortodônticos. A escovação três vezes ao dia com um creme dental com flúor por dois minutos, o uso diário do fio dental e visitas constantes ao dentista são essenciais no auxílio da manutenção da saúde da gengiva e dos dentes.

Os pacientes com aparelhos ortodônticos devem manter uma dieta balanceada e limitar o consumo de alimentos açucarados entre as refeições. Seu dentista poderá indicar certos alimentos que podem danificar seu aparelho e que devem portanto ser evitados, como: nozes, pipoca, balas, gelo e comidas grudentas, como chicletes, caramelo ou demais tipos de doces.

Procedimentos

Existem diversas opções de aparelhos, fixos ou móveis, que auxiliam a movimentar os dentes, reter os músculos e modificar o crescimento dos maxilares. Eles funcionam aplicando uma suave pressão nos dentes conforme eles se movimentam no osso dos maxilares.

Apesar da maioria dos tratamentoS serem personalizados, geralmente as pessoas utilizam os aparelhos ortodônticos de um a três anos, mas depende muito de suas necessidades individuais, da posição dos dentes e da oclusão.

Aparelhos Tradicionais
A opção mais comum de tratamento, o aparelho ortodôntico convencional fixo, consiste em brackets, elásticos e fios. Os brackets são colados à face externa dos dentes e são utilizados como âncoras para os fios, que são colocados nos espaços específicos dos brackets e são fixados por pequenos elásticos. Ao apertar os fios é exercida uma tensão sobre os dentes, o que os move gradualmente até a posição correta. Ortodontistas ajustam os aparelhos a cada 4-6 semanas, dependendo de cada caso, para que os resultados desejados sejam obtidos, o que pode acontecer no período de um a três anos.

Os aparelhos ortodônticos atuais são menores, mais leves e são bem menores do que no passado.

Uma vez que os aparelhos fixos são removidos, um retentor é colocado tanto no maxilar superior quanto no inferior (ou onde o aparelho ortodôntico tenha sido colocado originalmente) por um ano, no mínimo, para que os dentes não se movimentem e sejam mantidos em sua nova posição.

Embora um pequeno desconforto seja esperado ao longo do tratamento ortodôntico, os aparelhos atuais são mais confortáveis que nunca. Técnicas e materiais ortodônticos recentes foram desenvolvidos para corrigir os dentes em um período de tempo menor.

A seguir temos um resumo de algumas outras opções de tratamento ortodôntico:

Aparelhos Ortodônticos Auto-ligáveis
Neste tipo de aparelho os brackets utilizam um mecanismo de deslizamento. Esse recurso elimina a necessidade de elásticos, que causam fricção e podem desacelerar o tratamento. Com os aparelhos auto-ligáveis, os dentes podem se mover mais livremente; portanto, o tempo de tratamento é diminuído. São também esteticamente mais agradáveis, já que os seus brackets são menores que os de metal convencionais. A desvantagem é que costumam ser mais caros do que os aparelhos ortodônticos tradicionais. Consulte seu ortodontista para saber se os aparelhos auto-ligáveis são uma boa opção para você.

Invisalign
O Invisalign é um conjunto de alinhadores personalizados de acrílico transparente, que são desenvolvidos para movimentar seus dentes e realinhá-los. Cerca de duas vezes ao mês, o paciente recebe um novo conjunto de alinhadores, repetindo essa ação até que seus dentes estejam na posição correta. O Invisalign pretende oferecer os mesmos benefícios dos aparelhos ortodônticos tradicionais. Entretanto, os alinhadores são mais discretos, oferecendo uma vantagem estética. Os alinhadores são removidos para comer, escovar os dentes e passar o fio dental, podendo levar mais tempo para alcançar bons resultados do que os aparelhos convencionais.

Aparelho Ortodôntico Lingual
Os aparelhos ortodônticos linguais, também chamados de aparelhos invisíveis por serem aplicados na face interna dos dentes e são uma ótima opção para pessoas preocupadas com sua aparência. De modo similar aos aparelhos convencionais, os dentes são alinhados aplicando-se uma pressão suave e contínua para ajudá-los a se encaixarem lentamente na posição correta. Os aparelhos ortodônticos linguais envolvem mais customização e podem ser mais caros que os aparelhos ortodônticos convencionais.

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro.

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Use um de nossos produtos para tornar esse processo mais fácil.