Definição

O dente do siso é o terceiro e último dente de cada lado dos maxilares superior e inferior. Eles também são os últimos dentes a nascerem; geralmente aparecendo entre o final da adolescência e o início da vida adulta.

Sinais e sintomas

Dentes do siso que nascem parcialmente ou tortos também podem levar ao congestionamento doloroso e a doenças. Conforme os dentes são removidos antes dos 20 anos de idade, eles possuem menos raízes desenvolvidas e menos complicações, a American Dental Association recomenda que pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso avaliados para observar se precisam ser removidos.

Causas

Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a nascer, ou irromper, muitas vezes não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-lo, muitas vezes nem chegando a nascer. Esses dentes são chamados de dentes impactados (abaixo da margem gengival e que não nascem), que podem causar inchaço e dor na área do terceiro molar.

Diagnóstico

Dependendo do caso, o dentista poderá recomendar que você extraia o dente.

Tratamento

Muitas vezes o dentista pode recomendar uma cirurgia de extração dos dentes do siso.

Caso os dentes do siso estejam impactados e presos dentro do osso, o cirurgião-dentista irá incisionar a gengiva e extrair o dente ou dentes por partes, para facilitar e preservar o osso ao redor. Poderá ocorrer um pouco de dor e inchaço, mas isso normalmente passa após alguns dias. Porém, você deve ligar para seu dentista caso tenha dor severa ou prolongada, inchaço, sangramento ou febre.

Se o seu dente do siso estiver impactado e tiver que ser extraído, ele não deverá afetar sua mordida (oclusão).

Após a cirurgia concluída, é comum que ocorra inchaço e seu rosto e pescoço fiquem sensíveis. Compressas de gelo e analgésicos prescritos pelo dentista irão ajudar, porém caso você tenha dúvidas mantenha-se sempre em contato com seu cirurgião-dentista.

Após a cirurgia, seu dentista poderá solicitar que você morda levemente um pedaço de gaze por 30 a 45 minutos após sair do consultório, para cessar o sangramento.

Complicações

Alveolite
Após a extração de um dente, um coágulo é formado na cavidade formada pela ausência dele (alvéolo) para que ajude na cicatrização. A alveolite pode ocorrer durante os primeiros cinco dias após a extração, quando o coágulo se rompe ou é deslocado, expondo o osso do dente. Apenas 2 a 5% das pessoas desenvolvem alveolite.

A alveolite causa muita dor! Para aliviar a dor, o dentista irá lavar a cavidade onde estava o dente antes de ele ser extraído, remover quaisquer resíduos dentro e aplicar curativos e medicamentos para proteger a área e diminuir a dor. Ele também irá prescrever um antibiótico para prevenir infecções e um analgésico para diminuir o desconforto. Com cuidado apropriado e descanso, a alveolite deverá ser resolvida entre 7 e 10 dias.

Condições Relacionadas

Pericoronarite é uma inflamação na gengiva que ocorre quando não há espaço suficiente na boca para o dente do siso erupcionar. Caso o dente do siso esteja parcialmente erupcionado e o tecido da gengiva cubra uma parte desse dente, permitindo assim que o alimento ou placa bacteriana se acumulem nessa região, possivelmente você poderá desenvolver a pericoronarite. Os sintomas podem incluir, além do inchaço, dor e vermilhidão na área, um mau cheiro ou gosto na boca, secreção de pus da gengiva perto do dente, espasmo muscular na mandíbula e inchaço no lado afetado da face. Você pode tratar a pericoronarite lavando com água morna e sal e certificar-se de que os resíduos de alimentos sejam removidos. Pode ser necessário o uso de um antibiótico e cirurgia para tratar esse problema de higiene bucal.

Os sintomas podem incluir, além do inchaço, dor e vermilhidão na área, um mau cheiro ou gosto na boca, secreção de pus da gengiva perto do dente, espasmo muscular na mandíbula e inchaço no lado afetado da face. Você pode tratar a pericoronarite lavando com água morna e sal e certificar-se de que os resíduos de alimentos sejam removidos. Pode ser necessário o uso de um antibiótico e cirurgia para tratar esse problema de higiene bucal.

Você tem praticado uma boa higiene bucal após a cirurgia?

Se você extraiu seu dente do siso recentemente, é importante manter a sua boca limpa, mesmo depois que ela cicatrizar. Experimente usar Colgate Periogard para uma melhor recuperação pós-operatória.