A coriza nasal afeta a saúde bucal?

A estação da coriza nasal , de sinusite, dos resfriados e da tosse chegou. Além de a pessoa não se sentir bem, aquele acúmulo de muco e a coceira no fundo da garganta podem causar problemas dentais ou bucais inesperados?

O mito do mau hálito

O excesso de muco nas vias respiratórias e a tosse não causam mau hálito, entretanto algumas de suas causas, como um resfriado ou uma infecção,podem causar.

Por que precisamos de muco

A tosse, não é algo preocupante. A produção de muco transparente e inodoro é um processo natural para manter a garganta úmida e sadia. Se o corpo produzir muco em excesso, a pessoa vai precisar limpar a garganta ou tossir. Se essa produção exagerada de muco se tornar persistente, poderá indicar algum problemas e deverá ser avaliada pelo médico.

Reduzindo a coriza nasal.

Com a orientação de um médico, você pode reduzir significativamente o desconforto da coriza nasal.

  • Dormir com a cabeça levemente elevada para promover a drenagem.
  • Perder peso, se necessário.
  • Evitar alimentos e bebidas antes de ir para a cama.

Nos esforços para reduzir a produção de muco, é útil também limitar o consumo de laticínios. Em vez de dar um copo de leite à criança, troque-o por suco ou água temporariamente, para ver se os sintomas diminuem. Embora a ingestão de sorvetes ou cremes seja agradável para uma garganta irritada, esses produtos à base de leite podem estimular a produção de muco em excesso.

Em geral, o a coriza nasal não exerce efeitos negativos sobre a saúde bucal, entretanto sempre é bom procurar um médico para um correto diagnóstico de sua causa.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Efeitos das DOENÇAS RESPIRATÓRIAS na saúde bucal

Pessoas que sofrm de determinadas doenças respiratórias podem utilizar medicamentos anti-inflamatórios, que podem causar boca seca, aumento da placa e desenvolvimento de gengivite e podem estar mais suscetíveis a fungos e infecções fúngicas.