O que é cisto mucoso?

Grupo de amigos conversando

Cisto mucoso é uma bolha fina e cheia de líquido no interior da boca. Também chamado de mucocele, essa bolha é inofensiva e indolor, afirma o National Institutes of Health (NIH). Porém, pode incomodar, porque você sente um caroço na boca.

Esses cistos geralmente ocorrem no interior dos lábios, mas também podem se formar na língua, céu da boca, no interior das bochechas, no assoalho da boca ou ao redor de piercings na língua ou nos lábios. Um cisto no assoalho da boca é chamado de rânula, e um cisto na gengiva é chamado de épulis. A mucocele é levemente azulada ou transparente e contém um líquido incolor. Em geral, o dentista consegue diagnosticar um cisto mucoso apenas ao visualizá-lo.

Causas e prevenção

Acredita-se que a causa dessas bolhas de líquido nos lábios, gengiva ou interior das bochechas seja o ato sugar o tecido entre os dentes. Não sugar intencionalmente as bochechas ou lábios pode evitar a formação de cistos, mas alguns podem aparecer por acaso.

Tratamento do cisto mucoso

Um cisto mucoso geralmente não requer tratamento, pois geralmente se romperá por conta própria, de acordo com o NIH. Continue seus cuidados bucais domésticos habituais.

Se o cisto mucoso começar a incomodar ou irritar, interferir na mastigação ou não desaparecer em algumas semanas, procure o dentista. Ele pode usar uma agulha estéril para furar a parte superior do cisto e drenar o líquido e, por fim, o cisto desaparecerá.

Remoção do cisto

Às vezes, o dentista ou cirurgião-dentista optará por remover cirurgicamente o cisto, principalmente se ele recorrer após ser drenado. As complicações da cirurgia são muito raras, envolvendo os riscos característicos de qualquer cirurgia, como infecção ou uma reação adversa à anestesia local. Converse sempre com o dentista ou especialista em cuidados bucais para entender todos os riscos.

Se o cisto não se romper por conta própria e você não receber tratamento, pode aparecer um caroço permanente. Esses caroços são inofensivos, mas consulte o dentista se alguma nova lesão se formar na sua boca e se tiver alguma preocupação. É importante pedir que o dentista avalie essa área através de exame e uma radiografia, se necessário. Sua saúde bucal é parte de sua saúde geral.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS