O que a língua negra pode dizer sobre sua saúde?

jovem mostrando língua preta

A língua é formada principalmente por músculos e é coberta, em sua superfície e laterais, por pequenas saliências chamadas papilas. Quando essas papilas crescem demais, em vez de descamar, e começam a reter restos de comida e bactérias, a língua pode ficar preta, de acordo com a Mayo Clinic. Isso faz com que as papilas fiquem com uma coloração escura e a textura fina, levando ao distúrbio chamado de língua negra pilosa, que é exatamente como o nome indica: o centro da língua parece coberto de pelos pretos.

Causas do escurecimento da língua

Muitas das causas desse problema são bastante simples e fáceis de resolver. Elas incluem:

  • Maus hábitos de higiene bucal.
  • Xerostomia, também conhecida como boca seca,, causada pela produção de saliva insuficiente para a limpeza bucal eficaz.
  • Tabagismo, que pode causar a proliferação de bactérias adicionais no ambiente quente e úmido.
  • Comer ou beber alimentos, em sua maioria, pastosos, que dificultam o processo de limpeza bucal.
  • Uso de antibióticos e outros medicamentos que promovem o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias.

A língua negra não é contagiosa, de acordo com um relato publicado na revista World Journal of Gastroenterology, e embora não seja especificamente desejável, é uma condição benigna.

Diagnóstico

O tratamento da língua negra pilosa começa com uma consulta com o dentista, para que ele possa determinar o estado geral da sua saúde bucal. A língua negra em si não causa problemas gerais de saúde, mas os maus hábitos de higiene bucal aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame, demência, infecções respiratórias e complicações diabéticas; por isso, é fundamental resolver o problema o mais rápido possível.

Opções de tratamento

O dentista provavelmente recomendará o aumento da frequência diária da escovação para duas ou três vezes ao dia, usando uma escova dental adequada para a limpeza da superfície da língua. Considere usar uma escova dental com limpador de língua e bochechas para poder limpar a boca inteira. A escovação deve ser seguida pelo uso do fio dental para remover os resíduos de alimentos que ficam na boca, podendo causar a formação de placa.

Cuidados preventivos

Além de ser reversível, o problema da língua negra geralmente pode ser evitado com algumas medidas básicas. Peça ao dentista para avaliar seus sintomas de boca seca e, se necessário, ele recomendará um enxaguante bucal ou mudanças no seu estilo de vida para melhorar a hidratação. Ele pode sugerir que você mude sua dieta, pare de fumar ou tente usar novos medicamentos para evitar qualquer problema que afete a saúde e a aparência da sua língua.

Não entre em pânico se sua língua ficar preta. Apenas intensifique sua rotina de cuidados bucais e, se o problema não desaparecer, consulte o médico ou dentista para descobrir a causa.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS