O que uma dor de garganta e na língua pode significar

mulher bebendo uma xícara de café

Dor de garganta é algo desconfortável e inconveniente, ainda mais quando acompanhada por dor na língua. A combinação de dor de garganta e na língua não é um sintoma raro de algumas doenças, mas o diagnóstico depende de outros sinais e sintomas que você apresenta.

Causas dor de garganta e na língua

Úlceras na boca são um motivo comum para a dor de garganta e na língua. Sejam causadas por aftas, cortes por alimentos cortantes ou uma infecção bacteriana, elas podem afetar os tecidos moles no interior da boca - incluindo a língua, as bochechas e o tecido gengival em volta dos dentes. No entanto, condições como candidíase ou síndrome de ardência bucal, não podem ser consideradas como outros motivos comuns para a dor de garganta e na língua.

Sinais e sintomas

Os pacientes com alguma dessas condições geralmente apresentam alguns ou todos os sinais e sintomas a seguir:

  • Pequenas manchas vermelhas ou brancas na língua e na garganta
  • Bolhas contendo líquido
  • Dor e inchaço na garganta
  • Dor e dificuldade para engolir
  • Inchaço da língua
  • Sensibilidade a alimentos quentes

Também é possível ter febre, calafrios ou transpiração junto com essa irritação na boca.

Opções de tratamento

O primeiro passo para determinar a causa da dor de garganta e na língua é identificar (e evitar) a causa da dor em si. Esforce-se para parar de fumar e intensifique seus hábitos de saúde bucal escovando os dentes após cada refeição e fazendo bochechos diariamente com um enxaguante bucal sem álcool. Esse tipo de enxaguante bucal tem uma ação borbulhante que especificamente limpa e alivia as úlceras e outras irritações na boca. Se a dor de garganta e na língua estiver realmente relacionada à higiene bucal, isso deve eliminar a causa e promover a cicatrização em longo prazo.

Quando devo consultar um médico?

A maioria das feridas e irritações na boca desaparecem em 14 dias. Mas se a dor de garganta e na língua reaparecer, ou se durar mais do que esse período sem sinal de melhora, marque uma consulta médica. Por outro lado, de acordo com a American Osteopathic Association, dores de garganta excepcionalmente intensas ou acompanhadas por febre acima de 38 °C podem indicar uma infecção bacteriana que requer tratamento com antibióticos. Talvez tratamentos mais abrangentes para amigdalite, glândulas inchadas ou problema da tireoide sejam necessários.

Lembre-se de que o câncer de cabeça e pescoço também pode causar sintomas como dor de garganta e na língua, mas os sintomas geralmente persistem além de algumas semanas, apesar do tratamento. Além disso, podem vir acompanhados por rouquidão, tosse, dificuldade para respirar, dor de ouvido ou perda inesperada de peso, conforme explica o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.

Porém, com cuidados dentários adequados e bons hábitos de higiene bucal, você pode proteger os dentes e a língua dos problemas básicos de saúde e lidar com outros problemas relacionados assim que surgirem.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS