Dicas de tratamento para alívio de úlceras na boca

mulher sorrindo e comendo com seu amigo

Você já teve uma lesão dolorosa branca com bordas vermelhas dentro da boca? Esse tipo de lesão é chamado de úlcera aftosa, mais conhecida como afta. Não se sabe ao certo por qual motivo algumas pessoas desenvolvem aftas, mas geralmente a causa pode estar relacionada ao estresse, um leve machucado nos tecidos moles da boca, dentaduras que não se ajustam corretamente, aparelho ortodôntico, além da ingestão de alimentos altamente ácidos, como laranja, morango e tomate, e deficiências nutricionais.

Sintomas das aftas

As aftas ocorrem dentro da boca, incluindo partes internas dos lábios e bochechas, a língua e até o palato superior ou céu da boca. É uma lesão dolorosa e sensível ao toque. A afta geralmente não é contagiosa. As aftas comuns costumam cicatrizar dentro de uma ou duas semanas. Se a afta for mais grave, considere ir ao dentista para uma avaliação bucal.

Sintomas de herpes labial

Por outro lado, se uma pessoa desenvolver um aglomerado de pequenas bolhas que se transforma em uma ferida maior nos lábios, pode ser herpes labial, causada pelo vírus herpes simplex. Esse tipo de úlcera na boca é causado por um vírus e é altamente contagioso. Para curar o herpes labial, pode ser necessário um medicamento antiviral prescrito por um médico.

Remédios antigos

Uma das soluções mais comuns para aliviar a dor das úlceras na boca é aplicar gelo. Enrole um cubo de gelo em um papel toalha e coloque-o sobre a ferida. Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele. Esse método traz apenas alívio temporário, mas é bom porque diminui a dor em queimação.

Outro remédio é colocar um saquinho de chá umedecido sobre a área ulcerada. O chá preto contém tanino, que tem qualidades poderosas para aliviar a dor.

Soluções de venda livre

Felizmente, existem produtos para tratamento de úlceras na boca que ajudam no processo de cicatrização e aliviam a dor. Um dos métodos comuns para o tratamento de úlceras na boca é fazer bochechos com um enxaguante bucal antibacteriano. Um enxaguante bucal sem álcool não apenas limpa a boca, mas também acalma a irritação, mesmo em bocas sensíveis.

Aumente sua imunidade com nutrientes saudáveis

Comer bons alimentos naturais fornece ao organismo vitaminas e minerais que ajudam no processo de cicatrização. Pode haver uma relação entre as aftas e a baixa ingestão de ferro e várias vitaminas do complexo B, como B-12. Inclua na sua dieta muitas frutas, legumes, ovos, carnes e grãos integrais para obter esses nutrientes. Tomar um multivitamínico pode ser uma boa precaução. Por fim, crie o hábito de comer iogurte. Os probióticos são úteis para manter o sistema digestivo saudável e, inclusive, para prevenir aftas.

Infelizmente, você provavelmente terá que enfrentar esse processo incômodo, mas o uso desses remédios pode ajudar a aliviar o desconforto enquanto você espera.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS