Cinco causas e soluções simples para a sensação de queimação na língua

amigas muito felizes interagindo com a tablet

Você sente como se tivesse acabado de queimar a língua com café quente? Talvez você tenha um problema conhecido como síndrome da boca ardente (às vezes chamada de glossodínia). Existem várias causas para a sensação de queimação na boca ou na língua, e geralmente os indivíduos podem apresentar mais de uma por vez. A razão por trás das sensações de dor e ardência na língua, gengiva, palato e outras áreas da boca pode ser difícil de identificar. Marque uma consulta com o médico ou dentista para investigar o motivo da dor em queimação e saber como ela pode ser remediada. A seguir, estão descritas algumas das causas comuns da síndrome da boca ardente (também conhecida como glossodínia) que você pode discutir com o médico ou dentista.

Boca seca

Quando sua boca não produz saliva o suficiente para manter-se úmida, você fica com aquela sensação de secura e pegajosidade conhecida como boca seca. Esse é outro problema bucal que pode ser causado por diferentes fatores, como doenças que afetam as glândulas salivares, alguns medicamentos ou alterações hormonais naturais. A secura crônica pode contribuir para a sensação de queimação ou dor na boca. O dentista pode recomendar que você mantenha a boca úmida bebendo mais água e chupando balas ou mascando chicletes sem açúcar. Usar um substituto salivar (saliva artificial) também ajuda a combater a secura e a manter a boca saudável.

Deficiências nutricionais

A deficiência de alguns nutrientes importantes também pode ser a causa de sensação de queimação na boca. A deficiência de vitaminas do complexo B e minerais, incluindo ferro e zinco, pode contribuir para a sensação de queimação na língua, afetando a saúde dos tecidos da boca. Mantenha uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes frescos, grãos integrais, laticínios, nozes, sementes e proteínas saudáveis. Converse com o médico antes de tomar suplementos nutricionais.

Irritação na boca

Beber muitas bebidas que causam irritação, escovar demais a língua e usar enxaguante bucal em excesso pode irritar os tecidos da boca. Se você sentir uma sensação de queimação na boca, tente beber menos ou evitar bebidas ácidas. Converse com o dentista sobre seus hábitos de higiene bucal para saber se eles podem estar causando alguma irritação.

Efeitos colaterais de medicamentos

Uma das possíveis causas da glossodínia é o uso de alguns medicamentos, que podem causar dor e secura na boca. Informe ao médico se apresentar algum efeito colateral causado pelos medicamentos que está tomando.

Problemas bucais

A sensação de queimação também pode ser causada por outro problema de saúde bucal, como candidíase oral (uma infecção fúngica na boca) ou língua geográfica (aparência de mapa na superfície da língua). O dentista pode diagnosticar o problema e fornecer opções para reduzir a dor e o desconforto.

Embora algumas das possíveis causas da queimação na língua sejam fáceis de identificar, outras não são tão óbvias. Desequilíbrios hormonais, danos nos nervos e alergias são apenas alguns dos problemas médicos que podem causar essa condição. Cuide bem da sua saúde bucal e geral, com bons hábitos de higiene bucal, dieta saudável e consultas odontológicas regulares. Converse com o dentista sobre os sintomas e descubra se você precisa consultar um médico para fazer mais exames e obter um diagnóstico.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS