Retração gengival: tratamento e causas

pai e filho escovando os dentes

Pode ser assustador e doloroso sofrer uma retração na gengiva, mas você não precisa se preocupar: Há várias medidas que podem ser tomadas em casa que podem servir como tratamento efetivo para a condição, dependendo da gravidade do problema. O primeiro passo para tratar um problema de saúde na boca é consultar seu dentista para descobrir se sua saúde oral precisa de mais cuidados.

Causas da retração gengival

Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.

A seguir estão listadas algumas das causas mais comuns de retração de gengiva:

  • Força demasiada na escovação ou no uso de fio dental. É ótimo ter entusiasmo com o cuidado da boca, mas de acordo com um artigo da Revista de Periodontologia, você deve se certificar de estar escovando, e não esfregando os dentes! Nunca use uma escova de dentes que não seja rotulada como "macia." Seja gentil com seus dentes, e lembre-se que cuidar deles não deve ser algo doloroso.
  • Genética. As características de sua gengiva também são determinadas pela genética, assim como o resto do seu corpo. Portanto, se um ou ambos os pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição.
  • Posicionamento anormal de algum dente. A falta de alinhamento dos dentes pode causar recessão gengival.
  • Ranger de dentes ou bruxismo. Você costuma acordar com dor de cabeça? Seu cônjuge ou parceiro se queixa de você ranger os dentes? Este hábito pode ser a causa de muitos outros males dentais além da retração gengival, desta forma, informe seu dentista imediatamente se você desconfia que está rangendo seus dentes. O bruxismo pode ser tratado de forma fácil e indolor com o uso de uma placa, dentre outras opções.
  • Trauma no tecido da gengiva. O tecido da gengiva pode recuar quando sofre um ferimento traumático em um dente ou dentes.
  • Saúde bucal ruim. Caso seus hábitos bucais sejam questionáveis, a recessão gengival pode ser resultado de periodontite.

Não se preocupe. Não importa a causa da retração de gengiva, existe tratamento.

Tratamento para retração de gengivas

Caso a retração da sua gengiva seja leve, isto é uma ótima notícia! Um diagnóstico precoce realizada por um dentista pode revelar que não será necessário nenhum tratamento complexo para corrigir. Seu dentista lhe ajudará a identificar a causa. Você pode ter que reavaliar seus hábitos de uso do fio dental, usar uma placa de mordida e mudar a escova sua dente conforme a orientação do profissional.

Se for necessária alguma intervenção, seu dentista trabalhará em conjunto com um periodontista, um especialista em gengiva, para decidir o melhor curso de ação. Aliada à uma mudança nos hábitos que causaram a recessão gengival, o seu dentista irá determinar se haveria algum benefício em uma limpeza mais profunda, chamada de raspagem e polimento radicular. Esta é frequentemente a solução quando a retração de gengiva é causada pela periodontite. Você também vai precisar uma nova escova dental e instruções em como cuidar de sua boca para se recuperar mais rápido.

Dependendo da causa da retração gengival, você pode ter que se submeter a tratamento cirúrgico. Este procedimento será feito por seu periodontista e é chamado de enxerto de gengiva. O seu periodontista pode dizer mais sobre esse procedimento e o que esperar.

Cuidar da sua saúde bucal é muito importante. Sua boca é um grande indicador geral de bem-estar, e uma infecção oral pode afetar todo o seu corpo. Seja gentil com seus dentes e vá ao dentista se você tem qualquer desconforto persistente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de prevenção para GENGIVITE:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental de forma adequada

  • Utilização de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias

  • Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.