Gosto salgado na boca e diabetes: complicações e remédios

Mãe e filha sorrindo e compartilhando juntas um gelato

Pessoas com diabetes podem sofrer de um distúrbio do paladar que causa um gosto salgado, ruim ou amargo na boca. Outras complicações do diabetes que podem afetar o paladar incluem boca seca, devido aos altos níveis de açúcar no sangue, e neuropatia, que afeta os nervos da boca. Diabéticos que apresentam gosto salgado na boca correm maior risco de ter doenças periodontais, cárie e outros problemas bucais.

Diabetes e distúrbios do paladar

As pessoas com diabetes correm maior risco de desenvolver distúrbios do paladar, de acordo com um artigo publicado por Amy Campbell, MS, RD, LDN, CDE, no site Diabetes Self-Management . Um dos distúrbios do paladar é a disgeusia, que causa um gosto ruim, amargo ou salgado na boca. Além disso, as pessoas com diagnóstico recente de diabetes tipo 2 costumam ter dificuldade para sentir o gosto de alimentos doces. Por causa disso, o sabor do sal nos alimentos pode ficar mais forte.

Boca seca

De acordo com a Associação Americana de Odontologia , a boca seca, também chamada de xerostomia, é um distúrbio que afeta muitos pacientes com diabetes por causa dos altos níveis de açúcar no sangue e dos medicamentos. A falta de saliva na boca pode afetar o paladar e também a mastigação e deglutição.

Complicações do gosto salgado na boca

Se você sente um gosto salgado na boca por causa do diabetes, deve ir ao dentista para avaliações regulares. A boca seca pode causar um gosto salgado na boca, o que significa que você corre um risco maior de ter cárie e doença periodontal. A saliva remove restos de alimentos dos dentes e inibe o crescimento de bactérias que causam a cárie. Consequentemente, os pacientes que sofrem de boca seca perdem alguns dos efeitos protetores da saliva.

Remédios para o gosto salgado na boca para diabéticos

Os medicamentos prescritos pelo médico ajudam a controlar os sintomas do diabetes, mas quem sofre de distúrbios do paladar e boca seca também pode amenizar os sintomas com mudanças no estilo de vida e remédios caseiros. Evite fumar e respirar pela boca e faça bochechos todos os dias com um enxaguante bucal sem álcool. Beba água regularmente durante o dia e substitua alimentos açucarados e salgados em sua dieta por verduras, legumes e frutas, que são ricos em água. Você também pode mascar chicletes ou chupar balas sem açúcar para estimular a boca a produzir saliva.

Se você sentir constantemente um gosto salgado na boca sem motivo, procure o médico para uma avaliação de saúde. Os distúrbios do paladar podem ser um sinal de diabetes ou você pode ter outra doença. Quando há um diagnóstico, muito pode ser feito para ajudar a fazer o gosto salgado na boca desaparecer.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.