Emergência odontológica e segurança no esporte

Definição

Qualquer trauma na boca que possa causar sangramentos e lacerações na gengiva, que possa desalojar e causar fraturas nos dentes, e possa precisar de cuidados médicos imediatos.

 

Sinais e Sintomas

Como acontece com qualquer trauma na boca, você deve consultar o seu dentista imediatamente para determinar se é necessário realizar algum tratamento. O dentista irá examinar a área afetada e poderá solicitar uma radiografia.

Caso você quebre o dente, guarde qualquer parte do dente fraturado e leve-a imediatamente ao seu dentista.

Causas

Como resultado de um acidente ou mordida em um alimento muito duro, o dente pode quebrar, lascar ou trincar.

 

 

Diagnóstico

Caso um dente caia por inteiro de sua boca devido a uma pancada, leve-o ao seu dentista o mais rápido possível. Pode ser possível colocar o seu dente de volta, por meio de um procedimento chamado reimplante.

Prevenção

Durante a prática de esportes de contato, use um protetor bucal para ajudar a proteger os seus dentes de choques e traumas. Os protetores bucais estão disponíveis na maioria das lojas de artigos esportivos, porém, para garantir que o protetor se encaixe adequadamente, entre em contato com o seu dentista para que ele faça um protetor personalizado para os seus dentes.

Complicações

A principal complicação associada às emergências é a possibilidade de uma infecção. Uma infecção não tratada pode se espalhar, trazendo prejuizos para outros dentes, por exemplo. Essa infecção pode se espalhar tanto, que pode inclusive afetar outras partes do corpo, trazendo vários prejuízos para a saúde do indivíuo. Os sinais de uma infecção incluem inchaço em volta do local onde o dente quebrou e nos tecidos próximos, dor latejante e às vezes febre.

Condições Relacionadas

Caso seja deixada sem tratamento, uma emergência odontológica pode levar a complicações bem mais sérias. Uma lesão ou possível fratura no maxilar precisa de atenção imediata no consultório de seu dentista.